Apple sepulta, definitivamente, projeto de carro elétrico após 10 anos
Empresa norte-americana, agora, vai focar na Inteligência Artificial, para onde os funcionários do programa de elétricos serão transferidos.
A Apple, conhecida por desenvolver telefones celulares de ponta, também tinha um projeto de criar um carro elétrico. No entanto, a gigante norte-americana desistiu nesta quarta-feira (28) do projeto, que já gerava muitas expectativas.
Esse trabalho de desenvolvimento começou há dez anos e era uma grande aposta dentro da Apple. No entanto, todos os acontecimentos recentes do mercado mundial fizeram a empresa recuar.
Entre outras coisas, a redução de vendas de elétricos foi um dos motivos do recuo da empresa dos Estados Unidos. Afinal de contas, os carros elétricos também têm um alto custo de produção e, ainda, para os consumidores finais.
Apple vai migrar funcionários para IA
Em 2017, a Apple ganhou licença do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia para fazer testes com veículos autônomos. Na prática, desde 2014, já vinha contratando funcionários para o setor.
Entretanto, desistiu-se do projeto e anunciou-se, ainda, que esses profissionais serão recapacitados. Assim, eles farão parte agora da equipe de IA (Inteligência Artificial) da empresa de tecnologia.
Agora, o chamado ‘Projeto Titan’, como era chamado o trabalho dos carros elétricos, fica na gaveta. A Bloomberg, agência de notícias norte-americana, foi a primeira a divulgar a novidade.
Nos últimos meses, muitas empresas do ramo automobilístico também vêm recuando nos programas de carros elétricos. Desta maneira, a Apple apenas seguiu essa tendência que vem ocorrendo em outros países.
Antes de descontinuar o programa, a Apple estava cercada de expectativas por um projeto potencialmente inovador. Agora, tudo fica no passado, diante do crescente avanço da onda de Inteligência Artificial.
Preocupação ambiental
Nos últimos anos, o surgimento de veículos elétricos, sem poluentes, tornou-se vedete, principalmente no mercado europeu. Afinal, com o aquecimento global, muitas iniciativas foram tomadas para tentar reverter isso.
Um dos responsáveis pela emissão de poluentes é o combustível de veículos automotores. Com os elétricos, esse impacto será bem menor.
Ainda assim, ainda existe uma grande desconfiança sobre esses carros movidos a bateria no mundo todo. E a Apple optou por recuar neste projeto que existiu durante dez anos.
Mas, nos próximos anos, novas tecnologias alternativas ao consumo de combustível fóssil devem surgir, pois a questão ambiental segue sendo um grande desafio para a humanidade.
A Apple agora deixa de lado o projeto de carros elétricos e segue para este novo caminho. E, quem sabe, no futuro, não poderá retomar esse programa inicial.