Aprenda como usar o câmbio automático corretamente para não passar vergonha

Tipo de transmissão cada vez mais comum nos veículos está presente em cerca de metade dos carros vendidos no Brasil.

O câmbio automático é uma tecnologia que já foi exclusiva dos mais ricos, mas hoje equipa cerca de metade dos automóveis zero-quilômetro emplacados no país. Apesar do aumento da popularidade, esse tipo de transmissão ainda desperta muitas dúvidas nos motoristas.

Uma questão comum diz respeito ao uso correto das funções “P” e “N”, letras que significam “parking” (estacionamento, em tradução para o português) e “neutro”. É comum ter dúvidas sobre o assunto, por isso, vamos tirar algumas delas para evitar que você passe vergonha usando a transmissão automática.

Os principais erros no uso do câmbio automático

Confira alguns vacilos comuns e como evitar cada um deles:

1. Colocar o “N” no semáforo

Ao parar no semáforo ou em congestionamentos, alguns condutores têm o hábito de colocar o câmbio na posição neutra. Essa é uma prática correta nos automóveis manuais, mas nos automáticos existe outra forma de fazer isso.

O jeito certo é colocar a transmissão na posição “D” e o pé no pedal do freio. “Mantenha na posição ‘D’ com o pé no freio, pois isso mantém o sistema hidráulico pressurizado e os componentes lubrificados. A lubrificação de muitas transmissões automáticas depende da respectiva conexão com as rodas”, orienta o engenheiro Cláudio Castro, conselheiro da SAE Brasil.

2. Usar ‘P’ ou ‘R’ com veículo em movimento

O motorista nunca deve acionar as funções “R” (ré) ou “P” (estacionamento) com o carro em movimento, ou seja, antes de as rodas pararem completamente. Ainda que isso seja feito em baixa velocidade, pode danificar as engrenagens e outros componentes da transmissão.

“O risco é maior em câmbios mais antigos, cujas posições são acionadas mecanicamente. Modelos mais recentes são equipados com um controle eletrônico que impede acionar a ré ou a posição de estacionamento com o veículo ainda em movimento”, explica.

3. ‘Segurar’ o carro na subida com o acelerador

Carros automáticos conseguem permanecer parados em aclives sem a necessidade de acionar os freios, como muita gente costuma fazer com um câmbio manual. Em subidas menos inclinadas, a própria marcha lenta consegue “segurar” o veículo. Nos demais casos, basta pressionar o acelerador levemente.

“Usar a marcha lenta ou a aceleração para ‘segurar’ o carro esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível sem necessidade”, diz o especialista.

A recomendação é manter o pé no freio quando o veículo estiver parado, como em semáforos, seja qual for a inclinação. “Dessa forma, o conversor de torque é desacoplado e o motor fica livre, sem gastar combustível”, completa.

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