Aprenda como verificar se seus pneus estão ficando carecas antes que seja tarde demais – multa é de R$ 195,25

Pneus carecas aumentam riscos e multas; manutenção é vital.

O pneu é um item essencial em um carro e é algo que não devemos ignorar. Afinal de contas, sem pneus, o carro não pode andar, sendo este um dos detalhes mais importantes.

No entanto, nem todo mundo cuida do pneu do carro como deveria e acaba negligenciando essa peça tão importante. Com isso, podem até mesmo colocar em risco a vida de todos os ocupantes e de outras pessoas no trânsito.

E, para saber que um pneu está ‘careca’, não é tão difícil visualmente. Aliás, se estiver totalmente careca, é porque, realmente, já passou da hora de trocar e o risco é grande.

Como saber se o pneu
está careca

De modo geral, o pneu está careca quando fica liso, sem os sulcos que garantem a aderência do carro na pista. Entretanto, nem precisa chegar a esse ponto para saber que precisa de troca.

Isso porque, quando os sulcos atingem uma chamada marca indicadora no próprio pneu, é porque já passou da hora de troca. Aquele tracinho que fica dentro do sulco, quando está no mesmo nível, já é um indicativo da troca.

Ainda assim, muitos motoristas não se atentam e rodam até o objeto ficar totalmente sem condições. Em casos mais graves, há quem deixe o pneu chegar ao ‘arame’, literalmente, o que gera risco iminente de estourar e causar sérios problemas e acidentes.

Atualmente, a multa para quem anda com pneu careca é de R$ 195,25, com cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, também pode ter o veículo apreendido até que resolva o problema, trocando os itens.

Rodízio ajuda a
aumentar tempo de uso

Uma dica dos fabricantes e dos especialistas é fazer o chamado rodízio de pneus depois de algum tempo. Afinal, isso fará com que eles durem mais e se desgastem de forma uniforme.

Isso porque o pneu dianteiro costuma se desgastar mais rápido que o traseiro. Por isso, torna-se tão importante.

Mas não para aí: para o pneu durar mais tempo, o motorista também deve sempre calibrar, ao menos uma vez por semana. Além disso, a cada 10 mil quilômetros, é necessário fazer alinhamento e balanceamento, garantindo assim melhor utilização do equipamento.

Por fim, também deve-se apostar em marcas de maior qualidade, fazendo com que esse pneu dure mais tempo e demore mais para ser trocado. Contudo, rodar com pneu careca é algo totalmente descartado e altamente perigoso, até mesmo para a manutenção geral do veículo.

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