Ar-condicionado do carro tem SEGREDO para durar mais; conheça
Cuidados simples com a manutenção do aparelho prolonga sua vida útil e deixam a cabine mais agradável para os ocupantes.
As montadoras de veículos perceberam que o ar-condicionado já não é mais um item diferencial nos carros, e sim uma necessidade básica dos motoristas. Por isso, a maioria dos modelos novos vem com o equipamento de série e nem citam mais sua presença na lista de fábrica como algo tão relevante.
Se você tem ar-condicionado no carro, é importante adotar alguns macetes para manter o dispositivo bem conservado e em perfeito estado de funcionamento.
Afinal, nada é pior do que enfrentar um dia quente sem a ajuda desse climatizador milagroso.
3 segredos para cuidar bem do ar-condicionado do carro
Foto: Shutterstock
Para prolongar a vida útil do seu aparelho e evitar gastos com manutenções de emergência, confira três cuidados que todo motorista precisa ter:
1. Fazer a limpeza do sistema
A higienização é muito importante para garantir a correta filtragem do ar e manter as peças funcionando corretamente. Com o passar do tempo, é normal que a sujeira se acumule no aparelho, favorecendo a proliferação de bactérias, ácaros e fungos que são prejudiciais à saúde.
Por isso, a recomendação é consultar o manual do proprietário para conferir os prazos de limpeza indicados pela fabricante do automóvel. Realizando o processo de forma adequada, o proprietário previne falhas no sistema e problemas de saúde.
2. Realizar a troca do filtro de ar
Uma das peças mais importantes do ar-condicionado é o filtro, responsável por capturar a poeira e outros poluentes presentes na atmosfera, evitando que eles sejam lançados no interior do veículo. Esse filtro pode acabar entupido quando acumula elementos em excesso ao longo do tempo, o que reduz a eficiência do aparelho.
Para resolver a questão, o dono do carro deve realizar a troca do filtro de ar a cada 10 mil a 15 mil km rodados, conforme indicado no manual.
3. Utilizar o ar-condicionado corretamente
Por último, mas não menos importante, a vida útil do ar-condicionado pode ser prolongada por um “segredo” que pode parecer óbvio, mas ao qual poucos se atentam: a utilização correta do equipamento.
Para isso, é necessário evitar acioná-lo imediatamente após dar partida no veículo. O ideal é aguardar alguns minutos até o motor chegar à temperatura ideal antes de solicitar mais força para ligar o compressor.