Ar-condicionado é inimigo da economia de combustível?
Saiba se viajar com o equipamento ligado aumenta ou não o consumo de combustível.
Com a proximidade do verão e chegada das férias escolares, as viagens de carro país afora aumentam consideravelmente. Porém, muitos motoristas ficam com o receio de ligar o ar-condicionado com medo de que o consumo de combustível aumente consideravelmente. A boa notícia é que, surpreendentemente, o uso do ar-refrigerado não faz o carro gastar mais, se considerarmos algumas situações específicas.
Aerodinâmica explica tudo
Para não ligar o ar-condicionado, muita gente opta por abrir a janela. No entanto, nesses casos, uma questão aerodinâmica fala mais alto. Isso porque, quando os carros estão com as janelas abertas e em alta velocidade, o ar que entra na cabine, somado ao peso dos ocupantes e bagagens, deixa o veículo ainda mais pesado.
Diante disso, é normal que o consumo de combustível também seja mais alto, uma vez que o carro precisará dispor de mais energia para se manter a uma velocidade constante.
Por outro lado, com o ar-condicionado ligado e as janelas fechadas, há menor impacto do vento sobre o carro. No entanto, isso não quer dizer que andar para todos os cantos com o ar ligado deixa o modelo mais econômico.
Conceito de arrasto
A resistência dos objetos em movimento que encontram ao se deslocarem pelo ar em qualquer velocidade é denominado arrasto. Contudo, se os carros estão em alta velocidade e com as janelas fechadas, se anula essa resistência. Isso explica, por exemplo, porque andar com velocidades acima de 50 km/h e com janelas abertas exige tanto do motor, aumentando o consumo de combustível.
Nesse sentido, uma pesquisa da Sociedade de Engenharia Automotiva dos Estados Unidos aponta que é mais econômico percorrer estradas com o ar-condicionado ligado. No entanto, a recomendação só se encaixa a viagens longas. Caso o motorista trafegue somente em cidades, a janela aberta é uma opção bem mais cômoda, econômica e simples.