Ar-condicionado gasta mais combustível quando a temperatura está muito baixa?
Descubra se a velocidade de ventilação ou a temperatura selecionada podem interferir no consumo do veículo.
O ar-condicionado é um grande aliado dos motoristas brasileiros, principalmente durante o verão e nas regiões com temperaturas mais altas. Quando o calor aperta um pouquinho, não há quem resista a apertar o botão para deixar o clima mais agradável dentro da cabine do carro.
A maioria dos condutores sabe que o aparelho de climatização aumenta o consumo de combustível do veículo; por isso, muitos deixam a velocidade ou a temperatura mais baixa para reduzir os gastos. Mas será que essa escolha realmente interfere na quantidade de gasolina utilizada pelo equipamento?
Para descobrir se existe relação entre a velocidade/temperatura do ar-condicionado e o consumo de combustível do carro, é importante compreender como o aparelho funciona.Hoje, o compressor do sistema da maioria dos automóveis começa a se movimentar logo que o ar é ligado.
Quando você liga o ar-condicionado, o compressor é acionado e, de fato, rouba um pouco de carga do motor. Antigamente, o aumento de consumo era de 10%; hoje, é de menos de 5%”, detalha Pedro Luiz Scopino, mecânico e dono da oficina Auto Mecânica Scopino.
Velocidade e temperatura afetam o consumo?
A resistência gerada pelo compressor será sempre a mesma, independentemente do número de ventilação selecionado no painel. Em outras palavras, não importa em que nível você colocou o ar, o gasto será igual.
O mesmo vale para a temperatura, que é regulada por meio da quantidade de água quente no circuito, e por isso também não está relacionada ao funcionamento do compressor. “A velocidade e a temperatura não têm a ver com o compressor. A intensidade do vento é controlada por um ventilador elétrico e não está associada ao compressor”, explica o especialista.
Assim, o consumo de combustível do veículo não sofre influência da velocidade de ventilação ou da temperatura selecionada. Acionar o ar-condicionado no mínimo, intermediário ou máximo resulta basicamente no mesmo gasto, uma vez que isso nada tem a ver com o compressor.
Vale citar que os carros com compressor de ar-condicionado com deslocamento variável, que adapta o volume de gás comprimido à necessidade do sistema, são uma exceção à regra. Eles funcionam de forma semelhante aos aparelhos residenciais do tipo “inverter”, em um processo que evita que o compressor fique ligando e desligando, o que reduz o uso de gasolina.