Ar-condicionado não gela? Nem sempre é a recarga de gás

Saiba as possíveis causas do ar-condicionado de seu carro não atingir a temperatura ideal.

Com a onda de calor, muitas vezes a sensação que se tem é que o ar-condicionado do carro não está gelando o suficiente. A primeira coisa que se desconfia é se acabou ou mesmo se tem prazo de validade o gás aplicado no ar-condicionado. Contudo, o que muita gente não sabe é que se o sistema não for danificado, esse gás não tem vencimento, nem acaba.

Isso ocorre porque os fluidos do ar-condicionado são substâncias estáveis, que circulam em um sistema hermeticamente fechado.

Manutenção

Ainda assim, os fabricantes de veículos recomendam a reciclagem do fluido a cada cinco anos. Entretanto, essa recomendação nada tem a ver com o vencimento do fluido e sim porque a maior parte da circulação ocorre por meio de mangueiras de borracha que podem contaminar os fluidos com o passar do tempo.

Dessa forma, se o ar-condicionado de seu carro não está gelando, é preciso investigar as causas. Uma das possibilidades é a presença de vazamentos, o que também pode exigir a recarga do sistema. Assim, antes de injetar um novo gás também é preciso encontrar o local exato do vazamento para verificar se houve ou não contaminação.

Umidade

Várias ações simples podem ajudá-lo a garantir um bom desempenho do equipamento. Uma dica, por exemplo, é desligar o sistema, mas mantendo a ventilação ligada, alguns quilômetros antes do destino final. Na prática, a ação permite que o trocador de calor, peça responsável por esfriar o ar, seque antes que o motor do carro seja desligado.

A ação não deixa a umidade acumular na peça, evitando a proliferação de organismos que geram mau cheiro no sistema. Nesse sentido, a troca do filtro antipólen, quando equipado, também é importante para a higiene da cabine e funcionamento do ar-condicionado.

Fumaça branca

Outro caso ocorre quando o ar-condicionado gela, mas depois para de esfriar ou mesmo começa a soltar uma fumaça branca. Diante deste cenário, é possível que o trocador de calor esteja sujo ou acumulando gelo. Igualmente, a situação pode estar relacionada a um defeito em sensores do sistema. Um bom profissional da área pode ajudá-lo a resolver essa questão.

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