Ar-condicionado: segredo para esfriar cabine do carro mais rápido é revelado
Uso do aparelho em diferentes climas e situações otimiza o seu funcionamento.
O calor não é uma constante em todos os estados brasileiros, mas em boa parte do país as temperaturas mais elevadas não dão trégua nem durante o inverno. Para otimizar o uso do ar-condicionado do carro, algumas orientações simples podem fazer toda a diferença.
Em algumas situações, a ativação da recirculação do ar é positiva porque faz com que o sistema utilize ar de fora da cabine, o que faz a temperatura baixar mais rápido. Porém, essa troca não é recomendada a qualquer momento.
Condições climáticas variadas demandam diferentes formas de uso do ar-condicionado para otimizar seu desempenho, portanto, todo mundo deve saber analisar o jeito certo a partir de cada cenário.
Uso do botão da recirculação interna
Foto: Shutterstock
Quando o carro fica parado no sol em dias mais quentes, o motorista deve circular um tempo com as janelas abertas antes de ligar o ar-condicionado. Essa é a maneira mais fácil de renovar o ar quente da cabine por outro mais fresco, facilitando a redução da temperatura.
Já se o veículo estiver dentro da garagem ou outro local fresco, é só acionar o aparelho normalmente.
Em ambas as situações, o motorista deve desativar o botão de recirculação para não exigir demais do ar-condicionado e manter o interior com a melhor temperatura possível.
Por outro lado, a recirculação não deve ficar fechada por muito tempo para não aumentar tanto a concentração de CO2 na cabine. O ideal é abrir a passagem de vez em quando para assegurar a oxigenação correta do ambiente, função que em muitos aparelhos já é automática.
No caso dos dias mais frios, deixar a recirculação aberta sem ligar o ar-condicionado já é suficiente para garantir uma climatização agradável sem aumentar o consumo de combustível. Vale lembrar que o equipamento pode aumentar o gasto de gasolina em até 10% e utilizar até 15 cv de potência do motor.
E quando chove?
Em tempos chuvosos, o jeito é deixar o ar-condicionado sempre ligado, com as saídas direcionadas para o para-brisas. Isso evita que os vidros embacem e o motorista fique sem visibilidade da pista.
Ainda que não seja necessário ativar o aparelho durante o inverno, o proprietário deve se lembrar de ligá-lo por alguns minutos ao menos duas vezes ao mês. Após muito tempo parado, o sistema pode proliferar mofo e deixar um mau cheiro na cabine.
Além disso, deixar de acionar o ar por longos períodos pode causar o ensacamento ou a oxidação de peças.