Arla 32 é obrigatório no Brasil? Descubra para que ele serve no combustível

A utilização do Arla 32 tem como função ajudar na briga contra a poluição do meio ambiente, já que ele reduz as emissões de óxido de nitrogênio.

Arla 32 é uma solução líquida projetada para diminuir as emissões de poluentes resultantes da queima de diesel nos motores veiculares. Este fluido é essencialmente utilizado em veículos equipados com motores a diesel, sendo armazenado em um tanque separado do combustível principal.

Sua função primordial é agir como agente redutor, convertendo os perigosos óxidos de nitrogênio em substâncias inofensivas, como nitrogênio e água.

Ao facilitar essa reação química, o Arla 32 reduz consideravelmente as emissões de óxido de nitrogênio em até 98%. Esses gases, notoriamente poluentes, não são apenas prejudiciais ao meio ambiente, mas também representam sérios riscos à saúde, contribuindo para uma variedade de problemas respiratórios.

A denominação “Arla 32” deriva de “Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo”, e o número “32” refere-se à proporção de ureia em relação à água desmineralizada, que constitui cerca de 32,5% da solução. Este fluido é amplamente utilizado em sistemas SCR (Redução Catalítica Seletiva) presentes em veículos a diesel.

O Arla 32 não deve ser misturado ao combustível, pois ele requer armazenamento em um tanque exclusivo no veículo, geralmente posicionado adjacente ao tanque de diesel. Além disso, é fundamental evitar qualquer tipo de substituição inadequada da ureia, já que a utilizada nesse líquido possui alto nível de pureza.

Vale destacar ainda que a utilização de substâncias inadequadas pode resultar em danos sérios ao catalisador e, consequentemente, aumentar as emissões nocivas de óxido de nitrogênio. A utilização de água da torneira também poderá danificar os tanques.

Em relação à validade, o Arla 32 geralmente possui uma vida útil de 12 meses, quando armazenado em temperaturas médias de até 30°C. Já entre 30°C e 35°C, a validade é reduzida para 6 meses, enquanto temperaturas acima de 35°C podem comprometer completamente o fluido.

O rendimento típico do Arla 32 é em torno de 5% no caminhão, ou seja, a cada 20 litros de diesel, é consumido 1 litro de Arla 32. A frequência de reabastecimento varia conforme o modelo do veículo, geralmente exigindo recarga a cada três ou quatro tanques de combustível.

O preço aproximado do Arla 32 é de R$ 4 por litro, embora possa ser mais econômico quando comprado a granel. Já um galão de 20 litros do fluido geralmente custa em torno de R$ 80.

Ele é encontrado em postos de gasolina, distribuidoras especializadas ou por meio de compras online. Nessas compras, é fundamental observar se ele possui o selo do Inmetro e segue as normas da ABNT.

O Arla 32 é obrigatório no Brasil?

Sim, o Arla 32 é obrigatório no Brasil para veículos pesados com o sistema SCR produzidos a partir de 2012. Como o país estabelece limites máximos de emissões de poluentes, o fluido é utilizado para assegurar que essa norma seja atendida.

Caso haja qualquer alteração ou a não utilização do produto, isso é considerado uma infração grave, acarretando uma multa de R$ 195,23, além da retenção do veículo.

Adulterar o Arla 32 ou utilizar o produto de forma errada também gera multa, que varia entre R$ 500 e R$ 10 mil. Fraude no uso do sistema SCR é passível de multa, que varia de R$ 1 mil a R$ 1,6 mil.

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