As outras que se cuidem! BYD deve superar Honda e Ford em número de carros vendidos de 2024
A BYD, líder em veículos elétricos na China, atingiu crescimento expressivo em novembro, colocando-se à frente de concorrentes globais como Ford e Honda.
A BYD, principal fabricante de carros elétricos da China, registrou um avanço significativo em novembro de 2024. Com um mercado automotivo aquecido, a empresa conquistou uma participação de mercado de 17,1%, superando os 12,5% do ano anterior.
A performance destacada da BYD ocorre em um cenário no qual a indústria automotiva global enfrenta desafios. Nos primeiros 11 meses do ano, a empresa vendeu 3,76 milhões de veículos, com 506.804 unidades apenas em novembro.
Com a força do mercado doméstico chinês, a BYD está prestes a ultrapassar sua meta anual de 4 milhões de veículos vendidos. Movida por subsídios e linhas de financiamento, a crescente demanda por carros elétricos impulsiona os números da companhia.
Crescimento e impacto econômico
Além do crescimento em vendas, a BYD expandiu sua capacidade produtiva. De agosto a outubro, a montadora aumentou sua produção em 200 mil veículos e contratou 20 mil novos colaboradores, alcançando cerca de 1 milhão de funcionários em setembro.
Este aumento de escala permitiu à BYD reduzir custos e competir em uma acirrada guerra de preços no mercado chinês. Ao mesmo tempo, a empresa requisitou cortes de preços de seus fornecedores, conforme relatado por veículos de mídia locais.
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Comparação com concorrentes
Enquanto a BYD avança, rivais como a Volkswagen enfrentam declínio. As parcerias da VW com SAIC e FAW Group atingiram apenas 11% de participação no mercado até novembro, uma queda frente aos 14,2% do ano anterior.
Se o ritmo atual continuar, a BYD poderá alcançar a venda de mais de 6 milhões de carros nos próximos doze meses. Isso a colocaria em pé de igualdade com gigantes como General Motors e Stellantis, segundo estimativas da Reuters.
Desafios para montadoras estrangeiras
A competição acirrada na China tem impactado negativamente as montadoras estrangeiras. A General Motors, por exemplo, anunciou encargos de mais de 5 bilhões de dólares devido a uma reestruturação necessária por suas operações deficitárias no país.
A situação indica um cenário desafiador para as joint ventures estrangeiras, que enfrentam queda nas vendas e dificuldades para manter suas operações lucrativas na China.
Expectativas futuras
Os analistas do Citi preveem que a BYD alcançará entre 5 a 6 milhões de veículos vendidos em 2025. A empresa mantém seu foco em ampliar a produção e continuar crescendo no mercado global.
Em um ambiente competitivo e dinâmico, a estratégia da BYD de escalar operações e reduzir custos pode ser o diferencial necessário para consolidar sua posição entre as principais montadoras do mundo.