Assustador: veja o resultado do primeiro teste de colisão entre dois carros elétricos
Testes ocorrem em ambiente controlado, dentro das próprias montadoras desde os anos 1970. Contudo, a divulgação de testes de colisão com carros elétricos é mais recente.
Os testes de colisão são parte integrante da rotina de produção das montadoras, visando assegurar a segurança dos ocupantes de um veículo. Historicamente, esses testes ocorrem desde os anos 1970, dentro das próprias fábricas, nos Estados Unidos, Europa, Japão ou Coreia do Sul.
Até recentemente, apenas os carros movidos a combustão passavam por esse tipo de teste laboratorial, e os resultados eram amplamente esperados pela sociedade. Agora, com os carros elétricos, os testes representam uma novidade.
Testes de segurança
Na Alemanha, em uma fábrica da Mercedes-Benz, dois carros elétricos foram submetidos a testes rigorosos de segurança, envolvendo uma colisão direta. Os modelos escolhidos foram o EQA 300 4Matic e o EQS 450 4Matic.
As imagens dos testes são impactantes, evidenciando um choque tão intenso entre os dois SUVs elétricos que, após a separação, uma das rodas do EQA 300 é arremessada, enquanto o crossover é empurrado de volta.
Quanto ao EQS 450, maior e mais pesado, o impacto parece causar menos danos, embora a frente tenha sido totalmente destruída, resultando em uma saída lateral após a colisão.
Baterias
É crucial ressaltar que as carrocerias estáveis permitiram que as frentes fossem destruídas sem comprometer os chassis, mantendo as baterias de lítio em perfeito estado. Essa informação é relevante, pois um dos receios em relação a carros elétricos é que a bateria entre em colapso e cause incêndio, o que, nesse caso, não ocorreu.
Segurança
Considerando o alto nível de segurança demonstrado pelos dois SUVs elétricos, a introdução desses modelos no mercado torna-se viável. Em suma, pela consistência nos resultados dos testes em comparação com carros convencionais, os veículos elétricos conquistam ainda mais confiança do público e das autoridades. Confira o vídeo completo: