Os moradores mais atentos de São Paulo já devem ter percebido que vários cruzamentos da capital estão com uma placa informando “semáforo em modernização”. Conforme apurado, essa placa pode ser observada em vias como a Avenida Pompeia, Zona Oeste de São Paulo. No entanto, o que significa essa modernização informada nas placas?
Estamos falando da renovação semafórica da cidade de São Paulo. A medida se tornou necessária após os “apagões” sofridos nos últimos anos devido a quebras e furtos de cabos elétricos para sustentar o mercado ilegal de cobre.
Dessa forma, a modernização indicada está sendo realizada pela concessionária Ilumina SP. A medida envolve a troca dos semáforos convencionais por exemplares do semáforo “inteligente”. Além disso, a concessionária está realizando a troca também de unidades defeituosas por novas.
O que são os semáforos inteligentes?
Com a modernização dos semáforos, o intuito do Governo da cidade é de melhorar a gestão do trânsito e a fluidez do mesmo. De acordo com a nota da SP Regula, os novos equipamentos são conectados a uma central de controle da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sendo gerenciados remotamente.
Assim, o intuito é de que os semáforos coordenem o fluxo de acordo com o tráfego de cada via, visando reduzir os famosos congestionamentos paulistanos. Segundo a agência reguladora, o intuito é instalar o novo sistema em toda a zona do rodízio municipal.
Vale lembrar que a Ilumina SP assinou um contrato com a Prefeitura de São Paulo em 31 de agosto de 2022 para atuar por 17 anos como responsável pela manutenção e revitalização dos semáforos da capital. Segundo a prefeitura, o contrato referente aos semáforos terá um custo de R$ 1,12 bilhão no período de 60 meses.