Avião militar com asa revolucionária pronto para decolar em breve

DARPA apresenta X-65, avião com design revolucionário.

A aviação militar está em franca evolução, e a agência de defesa americana DARPA está no mercado com um novo modelo. A empresa criou um design inovador que promete revolucionar a indústria: uma aeronave com asas “abertas”, dispensando o uso de superfícies de controle convencionais na fuselagem, como estabilizadores, leme e flaps.

A ideia inovadora da DARPA será reproduzida no X-65, que será o avião pioneiro nesse quesito. O projeto faz parte do programa CRANE (acrônimo em inglês de Controle de Aeronaves Revolucionárias com Novos Efetores).

Detalhes do projeto do X-65

Segundo informações da DARPA, o X-65 chegará ao mercado com asas em formato de diamante, apresentando quatro asas com ângulos de varredura variados. A aeronave será mais leve e reduzirá a complexidade mecânica. O peso estimado do modelo americano é de 3.175 kg, com uma envergadura total de 9 metros.

Apesar de não se ter muitas informações técnicas a respeito do novo avião, a expectativa é que ele alcance uma velocidade máxima de 864 km/h.

O projeto da DARPA chegou, neste ano de 2024, à Fase 3, visando eliminar as superfícies de controle convencionais em favor do controle de fluxo ativo. Essa abordagem permite que os pilotos controlem a rotação, inclinação e guinada da aeronave utilizando o fluxo de ar. Com uma aeronave menos complexa, o X-65 não terá peças móveis na parte externa, aumentando o desempenho.

O X-65 ainda não saiu do papel, mas a empresa Aurora Flight Sciences, uma subsidiária de pesquisa da Boeing, será responsável pela construção de uma aeronave experimental em escala real para testar o novo conceito. A expectativa é que a empresa apresente um protótipo funcional no início de 2025. Já o primeiro voo oficial do modelo está previsto para o meio do próximo ano.

Projeto X-Planes

O modelo X-65 faz parte do projeto X-Planes, que foi iniciado pela antiga agência NACA (Comitê Consultivo Nacional de Aeronáutica) e, posteriormente, sucedido pela NASA, em conjunto com a Força Aérea dos EUA. O primeiro modelo do projeto foi o Bell X-1, que foi o primeiro avião a romper a barreira do som, em 1947. Já o X-65 é o 65º projeto da série.

Atualmente, a X-Plane tem outros dois projetos em andamento: o X-57, que é um protótipo de avião elétrico, e o X-59, que é um avião supersônico de baixo impacto ambiental.

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