Baratos, mas gastadores: 5 hatches em conta que gastam combustível demais
Apesar do preço interessante, alguns modelos médios podem não compensar pelo consumo elevado de combustível.
A compra de um carro usado é um processo que exige muito cuidado e atenção por parte do motorista, que além de considerar as condições dos componentes do modelo, também deve observar suas características técnicas. Não dá para comprar um automóvel só porque ele é bem equipado e se esquecer de outros pontos importantes.
Um deles é o consumo de combustível. Afinal de contas, de pouco adianta pagar barato no momento da compra e gastar demais com gasolina ao longo dos anos de uso do bem.
5 hatches que consomem muito
Se o consumo de combustível excessivo é uma preocupação na hora de escolher um carro usado, elaboramos uma lista com cinco hatches médios para você passar longe.
1- Chevrolet Vectra GT 2009: R$ 33 mil
O sucesso da versão hatch nem se compara à do sedã, mas ainda assim ele entrega confiabilidade e manutenção barata. O problema é o motor 2.0 de 128cv com transmissão manual, cujo consumo chegava a 5,8 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada com etanol; e 8,7 e 10,5 km/l com gasolina, respectivamente.
2- Peugeot 308 2.0 Allure 2012: R$ 34,2 mil
Não dá para negar a má fama do Peugeot 308, mas ele pode ser uma opção interessante para quem gosta de aventura. Por outro lado, se a preocupação é gastar, fuja dele. A versão 2.0 16V flex fazia médias de 6,5km/l na cidade e 9,6km/l na estrada com etanol, e 8,5km/l e 12km, nos mesmos ciclos, com gasolina.
3- Chevrolet Cruze Sport6 2012: R$ 52,6 mil
Sucessor do Vectra, o Cruze oferecia um bom padrão de acabamento e um toque esportivo com seu moderno motor 1.8 16V Ecotec Dual VVT. O problema é que o consumo com etanol atingia 6,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, e com gasolina ia a 10,1 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.
4- Ford Focus GLX 2.0 2011: R$ 32,9 mil
O carro foi um sucesso de vendas no Brasil, quando era equipado com motor 2.0 Duratec de 143/148cv e 18,8kgfm de torque. Apesar de ser confiável, o propulsor elevava as médias de consumo para 6,4km/l na cidade e 8,1km/l na estrada com etanol; e 9,2km/l na cidade e 11,7km/l na estrada com gasolina.
5- Fiat Bravo Essence 1.8 2012: R$ 30 mil
O italiano elegante utilizava o mesmo motor que se consagrou em Cronos, Strada e Argo, um 1.8 e.TorQ que gerava 130/132cv com 18,9kgfm de torque. Mas o consumo preocupava: 6,4 km/l na cidade e 7,5km/l na estrada (etanol) e 8,9km/l na cidade a 10,9km/l na estrada (gasolina).