'Barbeiro!' De onde saiu esse jeito curioso de xingar os motoristas?
Termo atrelado aos condutores que não são muito habilidosos ao volante está ligado à tradicional profissão de barbeiro.
Quem nunca foi xingado de “barbeiro” no trânsito, das duas uma: ou é um excelente motorista ou nunca cruzou com um condutor estressado com a falta de habilidade dos outros no volante.
Seja como for, a escolha dessa palavra usada para insultar pessoas que cometem erros com o veículo gera bastante curiosidade.
Afinal, por que alguns motoristas são chamados de “barbeiros”? A aplicação do termo é tão antiga que ele está presente no dicionário com um sentido pejorativo desde 1938.
E, sim, isso tem relação com a profissão de mesmo nome.
Por que ‘barbeiro’ é xingamento para motorista ruim?
O barbeiro é o profissional que cuida da barba e do cabelo dos clientes, mas até o século XIX, esses trabalhadores também tinham funções adicionais devido ao difícil acesso aos cuidados de saúde. Realizavam serviços de odontologia ou até de áreas tradicionais da medicina, quase sempre em condições precárias.
Arrancar dentes ou fazer sangrias, uma extração de sangue intencional que supostamente tinha função terapêutica, estava na lista de serviços ao lado de corte de cabelo e bigode.
Aliás, aquele poste com três cores (branco, azul e vermelho) usado nas fachadas de barbearias mais antigas representa o sangue e as bandagens do trabalho.
Como o significado é desconhecido por muitos, esse símbolo virou uma febre até nos estabelecimentos mais modernos que surgiram nesse ramo.
Voltando à história, os barbeiros não tinham nenhuma especialização em procedimentos cirúrgicos, e muitos eram até brutos demais no trabalho, por isso ficaram conhecidos como profissionais inexperientes e desastrados.
Segundo linguistas, a expressão foi importada de Portugal para o Brasil a partir da colonização europeia, época em que qualquer outro profissional que desagradasse os clientes era chamado de “barbeiro”.
Foi assim até o termo ser incorporado ao universo do trânsito para ofender motoristas pouco habilidosos, que só fazem besteira com o veículo.E aí, gostou da explicação?