Beberrões, estes carros com câmbio automático devem ser descartados na hora da compra

Apesar do desejo dos brasileiros em ter um automóvel automático, alguns modelos menos vantajosos devem ser evitados.

O desejo pelo câmbio automático alcança a maioria dos brasileiros e a indústria parece ter percebido isso, já que aumentou a oferta de modelos com esse tipo de transmissão. Ao longo dos anos, o sistema passou por uma série de transformações, e atualmente está em uma boa fase.

Porém, ainda existem muitos exemplares de carros usados sem pedal de embreagem com tecnologias que prejudicam o desempenho e aumentam o consumo do veículo. A maioria tem apenas quatro marchas, o que faz com que a rotação fique mais distante do pico de potência máxima durante as acelerações.

Carros automáticos para evitar

Se você está em busca de um automóvel automático no mercado de usados, é bom evitar aqueles com transmissões de quatro velocidades. Para ajudá-lo, trouxemos uma lista com veículos famosos de segunda mão que possuem transmissões automáticas antiquadas.

Fiat

Poucos carros da montadora italiana vendidos no passado eram automáticos, como o Marea, que usava a ultrapassada caixa automatizada Dualogic. Porém, o Freemont com motor 2.4 tinha o câmbio de quatro velocidades e só recebeu mais marchas em 2014.


Chevrolet

O câmbio de quatro marchas está presente em todos os Astra, Vectra e Zafira fabricados até 2012, quando a opção de seis marchas finalmente chegou. Os primeiros foram Cruze e Sonic, seguidos por Spin e Cobalt; e Prisma e Tracker no ano seguinte.

O sedã de luxo Omega adotou cinco marchas na linha 2005 e seis entre 2011 e 2012, seus últimos anos de fabricação. Por outro lado, Captiva e Malibu sempre foram equipados com câmbio automático de seis marchas.

Hyundai

A Hyundai utilizou esse tipo de câmbio no Tucson até 2019, enquanto nos HB20 e HB20S ele esteve presente até 2015. Veloster e Creta sempre tiveram câmbio com mais marchas, assim como Elantra, Sonata, Azera, Santa Fe, Veracruz e ix35.

Citroën e Peugeot

As duas marcas francesas só incorporaram câmbios de seis velocidades a partir de 2018, de uma vez só, em toda a linha. Antes disso, todos os carros de ambas as montadoras com motor 1.6 turbo já haviam incorporado a tecnologia.

Por outro lado, a transmissão de seis marchas só estreou mais tarde nos modelos com propulsores aspirados. Os primeiros a recebê-la foram os 2.0 Citroën C4 Lounge e Peugeot 308 e 408, em 2014.

Ford

A caixa automática de quatro marchas esteve presente por muitos anos no EcoSport, Focus e Mondeo, sendo aposentada apenas em 2013 para dar lugar ao polêmico Powershift. Após corrigir o erro, o EcoSport recebeu uma transmissão de seis velocidades em 2018.

A tecnologia chegou no ano seguinte para o Ka hatch e sedã, mas Focus e Fiesta saíram de linha com o Powershift. O Fusion e o Edge, exceto nos primeiros anos do Fusion até 2009, que eram cinco.

Honda

A Honda deixou de lado as caixas de quatro marchas em 2003 com o Accord e, em 2007, com o Civic e o CR-V. Modelos como Fit, City, WR-V e HR-V nunca receberam esse sistema.

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