É uma boa? Veja os benefícios de calibrar o pneu com nitrogênio
Iniciativa está cada vez mais disponível em diversos lugares. A Tecnologia garante benefícios que aumentam a vida útil do carro.
Calibrar o pneu com nitrogênio. A ação que pode soar como novidade para alguns está disponível em diversos lugares e já impressiona pelos resultados. Isso, porque, de acordo com a Air Products, empresa de fornecimento de gases industriais, medicinais e especiais, há muitos benefícios no uso da tecnologia em veículos.
Entre elas, está uma maior economia ao calibrar o pneu com o hidrogênio.
Benefícios de usar o nitrogênio
- Economia
Vale lembrar que pneus descalibrados contribuem para o aumento do consumo de combustível, comprometendo a estabilidade do automóvel. Ao optar pela calibragem de nitrogênio, por exemplo, aumenta-se o intervalo entre as calibragens por ela oferecer mais eficiência ao pneu. Esse intervalo, por exemplo, pode chegar a 45 dias.
Normalmente, se utiliza ar comprimido para realizar a calibragem dos pneus. Ele é composto por uma mistura de gases, como oxigênio, nitrogênio e contaminantes, como água e óleo. Por causa disso, há uma perda de pressão que pode chegar a cinco libras por semana. Por outro lado, quando se usa nitrogênio, se prolonga a periodicidade das calibragens. Isso, porque as moléculas desse gás são maiores e demoram um tempo maior para sair pela borracha do pneu. Por fim, o uso do nitrogênio dá uma “sobrevida” ao pneu de cerca de 10%.
- Segurança e dirigibilidade
O uso do nitrogênio também aumenta a segurança veicular justamente por oferecer uma pressão mais estável, especialmente quando comparado ao ar comprimido. Além da estabilidade, por ser um gás isento de umidade e óleo, a calibragem ideal se entende por mais tempo, preservando a estrutura interna do pneu.
Deste modo, além de durarem mais, os pneus abastecidos com hidrogênio podem ter uma “reforma” a mais por carcaça. A ação, na prática, reduz a produção de sucata.