Bizarra ou inovadora? Van da Citroën com 'cabine dupla' divide opiniões
Van Relay, chamada de Jumper no Brasil, tem versão com visual estranho com duas extremidades dianteiras unidas.
Alguns veículos chegam ao mercado provocando certo estranhamento nos compradores, quase sempre por um detalhe estético considerado muito bizarro ou revolucionário. Esse é o caso da Citroën Relay, van francesa que no Brasil é conhecida como Jumper.
O modelo tem uma versão um tanto estranha com duas frentes, cada uma com um motor e uma caixa de câmbio individual. A opção ‘Back to Back’ consiste basicamente em duas extremidades dianteiras unidas em um mesmo veículo.
Citroën Relay ‘Back to Back’
A van divide opiniões e desperta atenção mundo afora, com preços entre 36.018 libras e 36.882 libras (de R$ 232 mil a R$ 238 mil na conversão direta). Mas o que explica a decisão de unir duas cabines?
Segundo a montadora, a presença de um motor e uma transmissão nas duas extremidades permite que o veículo seja conduzido nos dois sentidos, desde que a outra metade fique em ponto morto. Um modelo com essa característica é interessante para empresas fabricantes de motorhomes e trailers, por exemplo.
A “cabine dupla” visa acelerar o processo de produção e facilitar o transporte e a entrega ao cliente. Com uma extremidade voltada para cada lado, a manobra durante o transporte torna-se mais fácil e a van ocupa o espaço de apenas um veículo em uma carreta ou trem.
O comprador pode separar as duas cabines para instalar um implemento na traseira, incluindo um ou mais eixos traseiros posteriormente. Assim, a Citroën Relay de “duas caras” pode ser útil para a construção de duas ambulâncias ou dois motorhomes, por exemplo. Outros modelos com versões semelhantes são o Peugeot Boxer e o Renault Master.
A configuração Back to Back é equipada com dois motores turbodiesel BlueHDi de quatro cilindros e 2.2 litros de cilindrada, cada um com 140 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas. A lista de equipamentos de série é enxuta, com destaque para o ar-condicionado manual, rodas de aço de 15 polegadas, vidros escuros, faróis halógenos (não há lanternas traseiras) e a tela multimídia de 5 polegadas.