Blindagem em carros cresce 45% no Brasil em 2024; veja o estado campeão

Segundo dados do Exército, mais de 20 mil veículos foram blindados no país durante o primeiro semestre.

O setor de carros blindados registrou um crescimento recorde no primeiro semestre deste ano, apontam dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem). Segundo o Exército Brasileiro, responsável pela fiscalização do serviço, a blindagem foi realizada em 20.090 carros entre janeiro e julho de 2024.

O número representa um crescimento superior a 45% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado, quando 13.936 unidades foram blindadas. A tendência mostra que o mercado brasileiro deve superar o recorde anual anterior, de 29.296 automóveis protegidos com o serviço, batido em 2023.

“O mercado se mantém aquecido e, inclusive, com previsão de nova superação de recorde ao final deste ano, pelo fato de que é um serviço que de fato agrega sensação de segurança, e por essa razão dificilmente perde seu público”, diz Marcelo Silva, presidente da Abrablin.

Estados com mais carros blindados

Foto: Shutterstock

Dos mais de 20 mil veículos protegidos nos primeiros seis meses do ano, 16.937 foram blindados no estado de São Paulo, ou cerca de 85% do total. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 1.463 blindagens, apenas uma fração do volume somado pelo estado paulista.

O pódio fecha com o Ceará, onde 566 veículos receberam a blindagem no mesmo período. Pernambuco aparece em seguida, com 522 carros, e o Rio Grande do Sul fecha a lista dos cinco com 231 unidades protegidas.

Cabe ressaltar que as empresas que realizam o serviço precisam ser regularizadas pelo Exército Brasileiro. No caso de compra de carros blindados usados, o produto deve ser avaliado cuidadosamente para verificar se o procedimento foi realizado da forma correta.

“O serviço de blindagem é regulado pelo Exército. As empresas precisam ter autorização das Forças Armadas para operar no ramo, uma vez que manuseiam produtos balísticos”, explica Fabiano Cruz, diretor comercial da BSS Serviços de Blindagem.

você pode gostar também