BMW iX1 eDrive20: elétrico e mais acessível
A empresa de Munique apresentou esta nova versão básica do seu SUV elétrico na Europa.
Continuando com a sua ambiciosa estratégia de eletrificação, a BMW continua a expandir a sua gama de veículos elétricos: neste caso, ao iX1 eDrive30 junta-se agora a nova versão eDrive20, que acaba de ser apresentada no Salão Automóvel de Munique e se posiciona como a opção de entrada da marca.
Poderíamos considerar a versão eDrive20 equivalente ao X1 sDrive20i, já que possui o mesmo posicionamento na faixa e ambos possuem tração dianteira. Claro que a principal novidade desta variante é a sua mecânica, alimentada por um único motor que entrega uma potência de 204 CV (150 kW) e 247 Nm de binário, alimentado por um conjunto de baterias com capacidade de 64,7 kWh – o mesmo do eDrive30.
A vantagem é que, por ter hélice única e tração dianteira – portanto é mais leve – a autonomia vai de 430 a 475 quilômetros segundo o ciclo WLTP. O desempenho é muito bom: pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atingir velocidade máxima de 170 km/h (limitada eletronicamente).
Existem diferentes possibilidades de recarga: usando um carregador AC de 11 kW, vai de 0 a 100% em 6,5 horas ou na metade do tempo se conectado a uma rede trifásica, com potência de 22 kW. Usando um carregador rápido de corrente contínua de 130 kW, você pode recuperar de 10 a 80% em apenas 29 minutos.
Interior
O interior oferece ótimos equipamentos tecnológicos e de segurança. O painel é inspirado no novo Série 2 Active Tourer, com o BMW Curved Display como protagonista.
No caso desta variante eDrive20, além de ser a opção de entrada, possui equipamentos bastante completos, com climatização automática de zona dupla, BMW Curved Display com dois ecrãs – um de 10,7” para os instrumentos e outro de 10,25” para a multimédia sistema, iDrive com QuickSlect e sistema operacional 9, assistente de estacionamento, câmera de ré e diversos sistemas de assistência à condução.
O seu lançamento no mercado europeu está previsto para os próximos meses e posteriormente poderá chegar à nossa região.