Botão que fica no cinto de segurança tem alguma função ou é só enfeite?
Enquanto a maioria acredita que o detalhe tem função meramente estética, alguns sabem que ele é importante para a segurança.
Existe um acessório no cinto de segurança dos carros que pode passar despercebido pela maioria, mas tem uma função importante no equipamento. Pensado para proteger os ocupantes do veículo durante uma colisão, o cinto evita que o indivíduo seja projetado para fora do carro ou se choque contra sua estrutura.
O uso do cinto de segurança é obrigatório no Brasil desde 1998, após a aprovação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a partir da Lei n° 9.503/1997. Disso quase todo mundo sabe, mas para que serve aquele botão presente no dispositivo?
Função do botão do cinto de segurança
Foto: Reprodução
Se você já olhou para aquele pequeno círculo e ficou se perguntando se ele está ali por algum motivo, a resposta é sim. O item fica localizado na parte superior da faixa de proteção, na altura do ombro do ocupante, com uma espécie de broche no material.
Essa adição foi feita pelo inventor dos cintos de segurança modernos, Nils Bohlin, um ex-engenheiro da desenvolvedora de sistemas de defesa SAAB que posteriormente atuou na marca de carros Volvo. Seu trabalho era criar equipamentos para proteger os passageiros em caso de freadas bruscas ou colisão.
Bohlin foi pelo caminho contrário da maioria dos cientistas, que queriam deixar os interiores dos carros mais confortáveis, sem prezar muito pela proteção. O foco do engenheiro era criar um equipamento eficiente e simples, mas que pudesse salvar vidas.
Voltando à questão do botão no cinto, ele foi desenvolvido para impedir que a fivela de metal fique escorregando para baixo e acabe perdida dentro dos bancos. Assim, fica muito mais fácil para o motorista e os passageiros encontrar a fivela com rapidez, às vezes usando apenas o toque.
O item pequenino também ajuda a segurar o cinto de segurança em uma posição fixa após afivelado, garantindo que ele exerça sua missão de proteger as pessoas de ferimentos grandes durante uma frenagem brusca ou colisão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o uso do equipamento de proteção reduz o risco de morte dos ocupantes dos bancos dianteiros em até 50% e dos bancos traseiros em até 75%.