Brasil recebe BYD Tan com novo visual atualizado e baterias à prova de fogo
SUV elétrico da montadora chinesa começa chegar ao centro de distribuição da marca em Cariacica, no Espírito Santo.
As importações do novo BYD Tan já começaram a chegar ao centro de distribuição de peças da montadora chinesa em Cariacica, no Espírito Santo. O SUV elétrico passou por uma reestilização recente, e alguns detalhes já haviam sido revelados em fotos tiradas durante testes no início de março.
As mudanças no modelo são mais focadas na mecânica do que no design. Ele deve começar a ser vendido no Brasil com novidades no para-choque dianteiro, que ganhou uma grade fechada na parte superior, além de mudanças na posição dos LEDs nas lanternas traseiras. O visual, incluindo os recortes, deixou o carro mais próximo do Dolphin.
Uma das principais responsáveis pelo aspecto ainda mais moderno do Tan são as novas rodas de liga leve. Já na cabine, as alterações são mais discretas e ficaram concentradas nos revestimentos, já que não houve mudança no painel ou na tela de 15,6 polegadas.
A BYD ainda não confirmou se o modelo vendido no Brasil terá mecânica atualizada, como a bateria à prova de fogo, feita com íons de lítio do composto LFP (lítio-ferro-fosfato) do tipo Blade. O novo material aumentou bastante a capacidade do componente, de 86,4 kWh para 108,8 kWh.
Com as novidades, o SUV elétrico da chinesa passou a ter autonomia de 529 km em ciclo WLTP, padrão utilizado na Europa. Pelo ciclo brasileiro, medido no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o alcance deve chegar perto dos 400 km.
Também houve atualização da capacidade de recarga, que passou de 110 kW para 170 kW em corrente contínua (DC), com a possibilidade de recarregar o carro de 20% a 80% em apenas 30 minutos. Já em corrente alternada (AC), o carregamento atinge até 11 kW de velocidade.
Fonte de energia
Uma das grandes vantagens da nova bateria Blade é a oportunidade de usar o BYD Tan como fonte de energia para outros componentes, como computadores e até uma casa. Porém, a funcionalidade, disponível na China e na Europa, ainda não teve sua chegada no Brasil confirmada.