Brasil receberá novo Mini Cooper elétrico "chinês" com autonomia de 200 km
Lançamento do Mini Cooper versões E e SE estão previstos para o segundo semestre deste ano. Saiba o que esperar.
O Mini Cooper chegou ao Brasil em uma nova geração exclusivamente com motores a gasolina, mas a marca já confirmou a estreia das variantes elétricas para o segundo semestre. As versões, fabricadas na China, receberam os nomes de E e SE.
A opção de entrada do modelo tem 184 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, mesmas marcas atingidas pelo modelo a combustão. Porém, o torque é 2 kgfm maior (29,5 kgfm) e a bateria maior de 40,7 kWh entra no lugar da antiga de 32,6 kWh. A autonomia deve ficar em torno de 200 km pelo padrão do Inmetro.
Enquanto a configuração a gasolina vem do Reino Unido, as elétricas serão enviadas da China, parceria que é fruto de um acordo entre o Grupo BMW e a GWM. Batizada de Spotlight, a joint-venture das montadoras foi criada em 2018 e deu origem a uma fábrica em Zhangjiagang, na província de Jiangsu.
Além do Cooper elétrico, a plataforma criada pela Spotlight será usada no Aceman, novo modelo que ficará entre o Cooper e o Countryman. Posteriormente, a base também deverá equipar novos carros elétricos da GWM.
Foto: (Divulgação)
Novo Mini Cooper
A novidade mede 3,86 metros de comprimento e 2,49 m entre-eixos, números que representam um leve ajuste nas dimensões. O espaço para as pernas no banco traseiro continua limitado para as pernas dos ocupantes, enquanto o porta-malas tem apenas 210 litros de capacidade.
Uma das melhorias trazidas pela nova geração é a volta do conceito minimalista do Mini de 1959, inclusive por meio da substituição do painel de instrumentos por um head-up display. O interior é confeccionado com materiais tecnológicos e descontraídos, com uma combinação de cores e detalhes que só a marca consegue fazer.
Outro destaque é a central multimídia de alta resolução do novo Mini Cooper, que vem no tradicional formato circular e reúne quase todos os recursos do carro, como dados de autonomia, carga da bateria, consumo de potência e velocímetro. O sistema tem muitas animações e sons para facilitar o uso e melhorar a experiência do usuário.