BYD apresenta minicarro com preço acessível para conquistar mercado exigente
BYD lança Racco, kei car elétrico que promete agitar o mercado com eficiência e design compacto.
Pequeno no tamanho, mas gigante na ambição: assim nasce o Racco, o primeiro kei car da BYD, que promete agitar o Japão e desafiar tradições automotivas. A estreia ocorreu pouco antes do Salão do Automóvel de Tóquio 2025 e marca a ofensiva da montadora chinesa sobre um dos mercados mais exigentes do planeta.
O modelo aposta no charme compacto típico dos carros urbanos japoneses, combinando design minimalista com tecnologia elétrica de ponta. Ágil, econômico e adaptado às normas locais, o Racco simboliza uma nova leitura da mobilidade: menos espaço, mais eficiência.
A operação japonesa começou em 2023 com os modelos Dolphin, Seal, Atto 3 (Yuan Plus) e, mais recentemente, o Sealion 7. Agora, a rede no país deve alcançar 100 pontos de venda até o fim deste ano, sobretudo com o Racco chegando para ampliar o alcance local.
BYD Racco: conheça o modelo
O Racco mede 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2,00 m de altura, dentro dos limites dos kei cars. Além disso, traz uma carroceria alta e quadrada, com rodas bem nos extremos para favorecer o espaço interno, otimizando a habitabilidade urbana.
Assinatura visual e praticidade
O modelo adota portas traseiras deslizantes e teto flutuante para facilitar o acesso. A dianteira combina grade fechada e faróis em formato de cápsula, com assinatura em LED de dois níveis e setas integradas. A cabine comporta até quatro ocupantes, com acabamento funcional.
Bateria e eficiência
A BYD equipa o Racco com uma bateria LFP de 20 kWh, priorizando durabilidade e segurança. No ciclo japonês WLTC, a autonomia atinge cerca de 180 km, adequada às rotinas urbanas. Além disso, a climatização utiliza bomba de calor para melhor eficiência energética.
Carregamento e uso diário
O sistema aceita recarga rápida em corrente contínua de até 100 kW, o que reduz o tempo de parada em deslocamentos cotidianos. Entretanto, o foco permanece no ciclo urbano, onde o conjunto se mostra mais eficiente. Assim, o pacote técnico equilibra custo, alcance e conveniência.

Foto: Divulgação/BYD
Exclusividade, cronograma e preço
Desenvolvido exclusivamente para o mercado japonês, o Racco seguirá um cronograma específico. Por enquanto, os entusiastas terão que esperar, já que as reservas do modelo começarão apenas em 2026.
O preço inicial será de 2,6 milhões de ienes, valor equivalente a cerca de US$ 17 mil (aproximadamente R$ 91 mil).
Com foco em mobilidade compacta e eficiente, o Racco busca atender aos hábitos do Japão e ampliar a presença da BYD no país. Seu desenho prático e a recarga rápida sustentam a proposta urbana, reforçando uma estratégia que alinha produto, rede e preço para acelerar a adoção local.