BYD começa a produzir carros no Brasil em 2024; conheça os modelos que estão chegando

BYD inicia obras de fábrica em Camaçari (BA) e anuncia planos de nacionalização da produção de carros no Brasil.

Na terça-feira (5), a montadora chinesa BYD deu início às obras da nova fábrica em Camaçari (BA). Localizada em uma área anteriormente ocupada pela Ford, a construção será erguida do zero, marcando uma nova era na produção automotiva na região.

A BYD anunciou que comprou um terreno em Camaçari (BA) por cerca de R$ 290 milhões. Assim, espera-se a construção de uma fábrica que vai gerar 10 mil empregos na região. Além disso, a montadora está negociando com o governo baiano para operar o Porto de Aratu, que faz parte do complexo.

Também foi anunciada a confirmação de que quatro modelos serão produzidos assim que a fábrica estiver operacional. Entre eles estão os veículos elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus, além do SUV híbrido Song Plus, este último já adaptado para motorização flex.

Inicialmente, até o último trimestre de 2024, os carros serão montados no país com peças importadas da China. No entanto, a partir de 2025, a BYD iniciará a fabricação efetiva dos automóveis em território brasileiro, dando início ao plano de nacionalização, com previsão de duração de cinco anos e objetivo de alcançar um índice de 70% de insumos nacionais, incluindo até mesmo as baterias de lítio.

Essa iniciativa marca a primeira fase das obras, que contempla a construção de 26 novas instalações, incluindo galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, ocupando uma área de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados.

As antigas instalações do complexo serão adaptadas para abrigar fornecedores que contribuirão na produção de partes e peças dos novos veículos.

A BYD busca fortalecer e consolidar a economia local, o que inclui a criação de um grupo de fornecedores para atender às futuras demandas da fábrica.

Outra medida importante é a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, focado em desenvolver tecnologia para um motor híbrido flex, capaz de combinar etanol com o motor elétrico que equipará o modelo Song Plus no próximo ano.

você pode gostar também