BYD King ou Toyota Corolla: qual é o melhor sedã híbrido?

Comparamos os dois modelos para saber quem merece destaque no segmento de sedãs médios com motorização híbrida.

A estreia do BYD King no Brasil preocupa o Toyota Corolla, sedã médio campeão de vendas no segmento há diversos anos consecutivos. Enquanto alguns preferem se manter fiéis à tradição, outros já estão prontos para “pular do barco” e experimentar a tecnologia chinesa.
Mas será que essa troca vale a pena?

Para responder a essa pergunta, é necessário fazer uma comparação entre as versões equivalentes de cada modelo, o Corolla Hybrid Altis Premium (topo de linha) e o King DM-I GL (variante mais básica).

A análise evidencia caraterísticas como motorização, alcance, espaço e preço.

Toyota Corolla híbrido versus BYD King

Começando pelo tamanho, o chinês tem 4,78 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos. Já o japonês mede 4,63 metros, 2,70 metros, 1,78 metro e 1,45 metro, respectivamente. Vitória do King? Nem tanto, já que seu porta-malas é de 450 litros, contra 470 litros no Corolla.

A motorização é outro ponto importante. No BYD, o motor a combustão gera 110 cv e o elétrico 175 cv, somando 209 cv. Já o Toyota tem propulsor a combustão de 101 cv e elétrico de 72 cv, totalizando 122 cv. Na versão topo de linha GS, o carro chinês tem potência combinada de 235 cv.

BYD King (Foto: Divulgação/BYD)

O King DM-I GL também ganha no quesito alcance. Seu sistema híbrido plug-in permite rodar até 1.200 com um tanque cheio e bateria carregada, enquanto o Corolla híbrido só alcança 880 km. O sedã chinês faz 25,6 km/l e o japonês faz 22,7 km/l, ambos pelo padrão europeu, resultado de uma diferença de 5 litros no tanque (48 litros no BYD contra 43 litros no Toyota).

Falando agora de segurança, o Hybrid Altis Premium oferece frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e alertas de ponto cego, de tráfego cruzado na traseira e de mudança de faixa. O King DM-I GL não tem sistemas autônomos de condução.

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

A multimídia é outro ponto positivo do chinês, que oferece um sistema giratório com 12,8 polegadas e conexão com smartphones sem fio, além de câmera 360°. O japonês tem uma tela de apenas 7 polegadas que não gira, mas o painel de instrumentos mede 12,3 polegadas, contra 8,8 polegadas do modelo da BYD.

Por fim, é importante mencionar o preço. Com preço especial de lançamento, o BYD King parte de R$ 175.800 na versão GL e R$ 187.800 na configuração GL, sempre com garantia de 6 anos. Já o Toyota Corolla sai por R$ 190.120 na versão Altis Hybrid e R$ 200.910 Altis Hybrid Premium, ambas garantidas por 5 anos.

você pode gostar também