BYD que se cuide! Chevrolet visa concorrer com marcas chinesas usando ‘outra’ marca chinesa
GM planeja trazer carros elétricos da Wuling para o Brasil, em estratégia para competir com marcas chinesas já estabelecidas.
A indústria automotiva global vive um momento de transformação. Com o aumento da presença de fabricantes chineses no mercado, as empresas tradicionais procuram novas maneiras de se destacar. A General Motors (GM) é um exemplo. A gigante americana decidiu apostar na Wuling, uma marca chinesa de baixo custo, para enfrentar a concorrência no Brasil.
A parceria entre GM e Wuling não é nova. Ambas colaboram há mais de duas décadas, desde 2002, ao lado da SAIC. Recentemente, avistaram-se modelos da Wuling em testes no Brasil. Entre eles, destacam-se o SUV compacto elétrico Yep Plus e o médio Starlight S, disponíveis em versões elétrica e híbrida.
No cenário atual, em que a eletrificação é essencial, a GM explora alternativas para introduzir veículos elétricos mais acessíveis no mercado. Durante o Congresso AutoData Perspectivas 2025, Fábio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, mencionou um carro elétrico acessível até o fim da década. Entretanto, ainda não se sabe sobre produção local.
Modelos em destaque
A introdução de veículos da Wuling no Brasil visa não só competir com a BYD, mas também com outras marcas chinesas. Espera-se que modelos como o Yep Plus e o Starlight S ganhem emblema da Chevrolet e convivam com modelos consolidados, como Onix e Tracker, nos showrooms.
Mini EV: compacto e econômico
Hongguang Mini EV (Foto: Divulgação/GM)
Embora o Mini EV não deva chegar ao Brasil, ele é um sucesso na China. Com um baixo custo, cerca de R$ 25 mil, este modelo pequeno conquistou o mercado desde seu lançamento em 2020. Medindo apenas 2,92 metros de comprimento, o Mini EV acomoda quatro pessoas e oferece motores elétricos variando entre 20 cv e 41 cv.
Aposta no Yep Plus
Yep Plus (Foto: Divulgação/GM)
O Yep Plus, já em testes por aqui, é uma das promessas da GM para 2025. Menor que modelos como o Renault Kardian, ele possui um motor elétrico de 102 cv e promete autonomia de 400 km. Além disso, oferece tecnologia avançada, como visores de 10,25 polegadas e sistemas de segurança ativa.
A estratégia da GM ao trazer a Wuling para o Brasil é uma tentativa de enfrentar a crescente presença chinesa no mercado automotivo. Com modelos focados em tecnologia e acessibilidade, a GM busca conquistar uma nova fatia de consumidores e impulsionar a eletrificação no país.