BYD Tan: lançamento terá bateria capaz de gerar energia para sua casa
Montadora chinesa deve trazer SUV de sete lugares ao Brasil no terceiro trimestre após uma repaginada no modelo.
A BYD acaba de lançar o Dolphin Mini no Brasil e já se prepara para trazer outros modelos ao mercado nacional, como o Song Plus 2025. Outro lançamento que está nos planos da marca chinesa para este ano é o SUV de sete lugares Tan, que recebeu uma reestilização de meia vida antes do grande momento.
Por conta da atualização discreta no visual, o BYD Tan 2025 ficará com uma aparência mais próxima à do sedã grande Han. O modelo, que é um híbrido e não um elétrico, ganhará um novo para-choque dianteiro com grade fechada em cima e apenas uma pequena saída de ar inferior.
Do lado traseiro, as alterações atingiram os arranjos internos dos LEDs das lanternas, que receberam ondas semelhantes às do Dolphin, além de recortes no para-choque.
Conjunto de baterias
Deixando de lado as mudanças no desenho do SUV, o que realmente impressiona é a chegada de um conjunto de baterias de íons de lítio ainda mais robusto. Composto por LFP (lítio-ferro-fosfato) do tipo Blade e lâminas à prova de fogo, ele aumentará a capacidade do componente de 86,4 para 108,8 kWh.
No ciclo europeu WLTP, a autonomia do modelo aumentou para 529 km. Por aqui, com base nos cálculos do Inmetro, ela deve ficar em torno de 400 km. O modelo atual alcança até 309 km.
A bateria do BYD Tan também terá uma capacidade de recarga maior, passando de 110 kW para 170 kW em corrente contínua (DC), possibilitando uma carga de 20% a 80% em apenas 30 minutos. A velocidade aumenta para 11 kW em corrente alternada (AC).
O impressionante conjunto traz ainda a tecnologia VL2, que permite o uso do carro como gerador de energia elétrica para um objeto externo, como uma casa ou um computador. O que ainda não se sabe é se ela será homologada para uso no mercado brasileiro.