BYD tem planos para novas plataformas, autonomia de 2.000 km e preços mais baixos
Plano ambicioso da montadora chinesa para o mercado nacional foi apurado pela imprensa do país após reunião de executivos.
A imprensa chinesa revelou os planos da BYD, montadora da China que balançou o mercado com seus carros elétricos a preços acessíveis. Segundo o apurado, a fabricante tem planos de realizar uma nova ofensiva contra os modelos a combustão, inclusive com redução ainda maior nos preços de seus veículos híbridos e elétricos.
Porém, baratear os produtos nos principais mercados é apenas um passo na estratégia para aumentar sua participação. Em uma reunião recente, executivos de alto escalão da marca afirmaram que vão travar uma verdadeira “batalha de libertação” nos próximos três anos.
Uma das principais medidas adotadas será a atualização de suas plataformas, o sistema híbrido DM-i (Dual Model) e a plataforma elétrica e-Platform. Atualmente em sua quarta geração, o sistema híbrido DM foi lançado em 2008, mas hoje se divide em tecnologia DM-p (mais voltada para o desempenho) e DM-i (mais orientada para o consumo de energia).
A BYD se prepara para lançar a quinta geração da plataforma DM-i, que possivelmente ampliará a eficiência e reduzirá o consumo dos veículos. As médias estão estimadas em 34,4 km/l e até 2.000 km de alcance combinado com tanque cheio e bateria totalmente carregada.
Redução nos preços
Outra frente para a qual a montadora volta seu foco é a redução no preço final dos seus carros elétricos. Isso será possível com a próxima e-Platform 4.0, que deve promover melhorias na integração de componentes.
A elogiada arquitetura e-Platform 3.0 é utilizada em carros como Dolphin, Dolphin Mini, Seal e Yuan Plus, mas será possivelmente atualizada para a versão 4.0 ainda em 2024. Ela se destaca pelos componentes em um único conjunto, o que reduz peso, volume e custo de produção.
No entanto, o grande objetivo da marca é brigar diretamente com os modelos a combustão e conquistar uma fatia maior do mercado de gasolina. De acordo com a reportagem chinesa, a BYD deve levar cerca de três anos para levar a categoria NEV (New Energy Vehicles) a um patamar totalmente novo.