BYD terá tecnologia de condução autônoma em todos os modelos da linha em 2025
Montadora implementará direção assistida em todos os seus veículos elétricos até 2025.
A gigante automotiva chinesa BYD anunciou um plano ambicioso para transformar sua linha de veículos. Até o fim de 2025, a empresa equipará todos os seus carros elétricos com tecnologias de direção assistida de última geração.
A iniciativa incluirá desde modelos acessíveis, como o BYD Dolphin Mini, até veículos de luxo, como o Yangwang U8.
Com o objetivo de democratizar o acesso à condução autônoma, a marca introduzirá funções de direção autônoma de nível L2+ em toda a sua frota. Essa tecnologia permitirá navegação avançada tanto em rodovias quanto em ambientes urbanos, facilitando a condução para motoristas de diversos perfis.
Estratégia e investimento em automatização
A implementação dessa tecnologia inovadora começou em setembro de 2023, quando a BYD formou uma equipe especializada para criar sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). Atualmente, essa equipe conta com 1.300 profissionais dedicados ao projeto.
Em janeiro de 2024, a empresa anunciou um investimento de 100 bilhões de yuans, aproximadamente 13,6 bilhões de dólares. Esse montante será utilizado para desenvolver algoritmos próprios e soluções ADAS, reforçando a autonomia tecnológica da BYD.
Três níveis de tecnologia ADAS
A BYD estruturou suas ofertas de direção assistida em três níveis distintos. Cada um deles oferece diferentes capacidades tecnológicas para atender a variados perfis de motoristas.
- DiPilot 100: sistema básico com 100 TOPs, utiliza chips Nvidia ou Horizon Robotics e oferece funcionalidades básicas de condução autônoma.
- DiPilot 300: versão intermediária com HNOA para rodovias, inclui um lidar e chips Nvidia Orin X, com 300 TOPs.
- DiPilot 600: sistema avançado com suporte para direção L3, múltiplos lidars e 508 TOPs, ideal para ambientes urbanos e rodoviários.
Acesso mais amplo à tecnologia
Historicamente, tecnologias de condução inteligente eram restritas a veículos caros. No entanto, a BYD visa reduzir o custo desses sistemas de direção autônoma para 150.000 (cerca de R$ 125 mil) yuans em 2025, tornando-os acessíveis até para modelos econômicos.
O BYD Dolphin Mini será um dos primeiros a receber essas funcionalidades avançadas. A empresa prevê vender 5,5 milhões de veículos em 2025, tendo já solicitado um milhão de chips de fornecedores importantes.
Este movimento estratégico da marca chinesa representa um marco na competição global de veículos elétricos. Com ele, a BYD reafirma sua posição de liderança em um mercado onde a tecnologia é tão crucial quanto o preço do veículo.
A empresa está determinada a se destacar não apenas pelo custo, mas também pela inovação tecnológica.