Bye BYD? Honda apresenta sua submarca de carros elétricos para competir de igual para igual
Fabricante japonesa quer entrar com tudo neste mercado e brigar por fatias maiores nos próximos anos.
A Honda viu, recentemente, suas vendas de carros despencarem 10% no mercado mundial, considerando a variação entre 2022 e 2023. Um dos motivos é o crescimento das vendas e da procura por veículos elétricos, especialmente no mercado asiático.
Desta maneira, a fabricante japonesa, que enfrenta forte concorrência da China, tem que se reinventar. E uma das estratégias para bater de frente com concorrentes como a BYD é, justamente, investir na mesma estratégia.
Desta maneira, a Honda agora criou uma submarca, a ‘Ye’, que chega também ao mercado chinês para entrar na disputa. Com isso, terá carros elétricos nos próximos anos para chamar a atenção.
Honda aposta em novos modelos
Agora, a Honda quer lançar novos modelos pela ‘Ye’ nos próximos anos para ampliar o seu mercado e, com isso, terá seis novos modelos até 2027, todos feitos na plataforma de EV e voltados para a característica chinesa.
Ainda em abril de 2024, a Honda lançou essa sua submarca e já tem o modelo Ye P7 e o S7, ambos na categoria SUV. Mas as vendas dos carros no mercado se iniciam apenas no final deste ano.
Outro ponto importante para a submarca da Honda é a preocupação com a tecnologia, que precisa ser de ponta. Até mesmo para conseguir concorrer com a BYD, que tem carros avançados e com preços relativamente baixos.
E isso é mais um desafio para a gigante japonesa nos próximos tempos, já que o custo de produção é sempre muito alto. Por exemplo, o Seagull, a versão chinesa do Dolphin Mini, da BYD, chegou com preço de US$ 10 mil no mercado local. Agora, cabe à Honda conseguir também direcionar seus novos carros para esses patamares.
Os novos carros da Ye também vão ter um aspecto mais futurista, justamente para agradar ao público chinês. E, se a Honda conseguir emplacar os modelos, terá muito sucesso nos próximos anos.
Recuperação de espaço
A Honda está fazendo o que outras fabricantes mundiais também estão tentando e terão que agir nos próximos anos. Isso tudo para não ficarem para trás das fabricantes chinesas, que investem pesado em veículos elétricos para os próximos anos.
Inicialmente, esses carros elétricos da Honda vão focar mesmo no mercado chinês, sem uma expansão mundial. No entanto, dependendo do que ocorrer nos próximos anos, nada impede a ‘Ye’ de levar seus novos veículos para o mercado europeu e para o continente americano, dependendo da demanda e da aceitação.