Pode ou não pode: o que acontece ao calibrar os pneus com mais ou menos ar do que o indicado?

Entenda os riscos à segurança e integridade do veículo ao usar uma calibragem diferente da indicada pelo fabricante.

Manter a calibragem dos pneus do seu carro em dia traz uma série de vantagens, como a economia de combustível e o aumento da segurança na via. No entanto, é preciso estar atento à indicação do fabricante em relação à calibragem para cada modelo de carro. Isso ocorre porque adicionar mais ou menos ar nos pneus influencia no comportamento dinâmico do carro, além de aumentar o desgaste dos pneus.

Essa lógica contrasta com o pensamento de muitas pessoas que acreditam que rodar com o pneu com uma pressão acima da recomendação pode ajudar em casos de fuga de ar. No entanto, os especialistas afirmam que, em nenhum caso, deve-se andar com pneus mais cheios ou vazios que a calibragem original.

Problemas

Isso porque, ao calibrar um pneu em excesso, por exemplo, pode haver uma perda de estabilidade e capacidade de frenagem. Além disso, aumentam-se as chances do pneu romper durante o uso.

O que o motorista precisa se atentar, na verdade, é na quantidade de carga que o veículo transporta. Na prática, há indicações de calibragens específicas para rodar somente com uma pessoa ou com cinco ocupantes e bagagem, por exemplo.

Também, dentre essas condições específicas, está um trajeto fora da estrada. Aqui, por um curto período de tempo, o veículo deve rodar com pouca pressão nos pneus, desde que em baixíssima velocidade evitando, assim, situações de atolamento em terrenos de areia fofa ou lama.

Entretanto, não se pode esquecer de calibrar novamente o pneu ao voltar para uma estrada tradicional. Além disso, é preciso tomar cuidado com a quantidade de pressão perdida nos pneus, uma vez que com baixa pressão, o pneu pode se soltar da roda.

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