Câmbio automático: 5 erros no uso que podem te fazer gastar muito dinheiro
Câmbio automático requer atenção para evitar danos custosos; saiba como utilizar corretamente a tecnologia e evitar erros comuns.
A evolução dos automóveis trouxe o câmbio automático para o centro das atenções, transformando-o em um componente presente em metade dos carros novos no Brasil. Apesar da simplicidade oferecida, essa inovação exige cuidados especiais para evitar danos ao veículo.
Problemas como falhas na transmissão podem resultar em consertos caros ao longo do tempo.
Para garantir a longevidade do veículo, é crucial conhecer algumas dicas fundamentais sobre o uso correto do câmbio automático, especialmente as posições ‘P’ e ‘N’.
Erros comuns relacionados ao câmbio automático
As orientações a seguir visam auxiliar motoristas, especialmente aqueles que estão se adaptando a essa tecnologia, a prevenir erros que podem prejudicar o funcionamento do carro e, dessa forma, evitar surpresas indesejadas.
1. Colocar câmbio em neutro ao parar
Ao contrário dos carros manuais, nos automáticos recomenda-se manter o câmbio na posição ‘D’ com o pé no freio. Essa prática garante que o sistema permaneça pressurizado e as partes lubrificadas, evitando desgaste desnecessário.
2. Selecionar ‘P’ ou ‘R’ com o carro em movimento
Manobrar e acionar a ré ou o estacionamento antes de o carro parar completamente prejudica componentes da transmissão.
Modelos mais antigos são mais suscetíveis a danos, enquanto os modernos possuem controles eletrônicos que minimizam esses riscos.
3. Segurar o veículo na lomba com acelerador
Embora a marcha lenta possa manter o carro parado em aclives, essa prática aquece o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível. Use o freio para garantir eficiência e evitar desgaste excessivo do sistema.
4. Negligenciar manutenção preventiva
A manutenção preventiva é fundamental para a saúde do câmbio automático, assim como respeitar os prazos e especificações de troca de fluido do manual do veículo.
Nesses intervalos, verifique se há vazamentos ou contaminações que possam comprometer a lubrificação.
5. Fazer o motor pegar ‘no tranco’
Carros automáticos não devem ser ligados dessa forma porque a prática pode causar danos. Se a bateria estiver descarregada, o ideal é utilizar um aparelho específico para recarregá-la ou efetuar uma “chupeta” adequadamente.
Garantir um uso correto e consciente do câmbio automático não é apenas uma questão de dirigir com mais conforto, mas também de evitar dores de cabeça financeiras no futuro.
Seguir essas orientações pode preservar a vida útil do veículo e proporcionar uma experiência de direção tranquila e eficiente.