Câmbio automático: por que os consertos são caros e os problemas frequentes?

Equipamento, atrelado aos carros mais caros e luxuosos, vem se tornando cada vez mais comum.

O câmbio automático é um luxo para muitas pessoas e é um item que torna o carro mais caro. Afinal, com ele, não se precisa trocar de marchas nem mesmo usar a embreagem.

Com isso, a dirigibilidade se torna mais fácil e confortável, além de tornar o câmbio automático um objeto de desejo. Portanto, esse também é um item que implica em gastos maiores para quem possui um veículo desses.

Além da manutenção, que devemos fazer como em qualquer outro carro, também há o risco de defeitos. Isso, qualquer veículo está sujeito a ter. Mas vamos falar também dos motivos que tornam o item mais caro.

Câmbio automático tem mais peças

Primeiramente, um câmbio automático, embora seja mais simples de se usar, exige uma quantidade maior de peças. Em comparação com o câmbio manual, ele é bem mais complexo e, por isso, fica mais caro.

Quando um carro dessa natureza tem algum problema, o valor do conserto fica mais caro. Isso ocorre porque nem todos os mecânicos são especializados nesse tipo de equipamento, o que dificulta a busca por um especialista.

Além disso, quando se desmonta esse equipamento, há muitas peças para montar e desmontar. Esse é o principal motivo que torna a manutenção mais cara, até porque é preciso muitas vezes trocar uma determinada peça.

Outro ponto importante é a troca do óleo de câmbio automático, que tem um determinado prazo de validade. Esse lubrificante é mais caro que, por exemplo, o óleo de motor, mais acessível.

Por tudo isso, esse câmbio mais sofisticado torna-se caro e pesa mais no bolso do consumidor. Embora esteja se popularizando entre os carros novos, ainda é importante levar esse custo em consideração na hora de comprar um veículo assim.

Estradas viram problema

Especialistas em mecânica apontam que a natureza das ruas e estradas brasileiras ajuda a diminuir o tempo de vida útil do câmbio automático. Afinal, há muitos buracos, valas e desníveis, que causam um desgaste natural das peças. Vale lembrar que o equipamento trabalha de forma automática para que o motorista não precise trocar a marcha.

Mas, o que também prejudica é a falta de manutenção do câmbio automático do seu carro. Justamente por ser um item mais caro, muita gente prolonga a manutenção preventiva, o que acaba saindo mais caro na hora de consertar uma quebra, ainda mais quando se tem a impossibilidade de usar o carro.

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