Campeões em preferência! 4 carros elétricos mais vendidos de março de 2025

O mercado de veículos eletrificados no Brasil registrou notável crescimento em março de 2025, com destaque para o aumento nas vendas de carros elétricos e híbridos.

O mercado de veículos eletrificados no Brasil está crescendo rapidamente, com as vendas demonstrando um aumento expressivo em março de 2025.

Durante este mês, foram comercializadas 17.587 unidades, representando 9,6% do total de automóveis vendidos. Este dado evidencia um aumento de 10,4% em relação ao mês anterior e uma impressionante elevação de 30,6% quando comparado a março de 2024.

No cenário atual, os híbridos plug-in lideram as vendas, abocanhando 37,2% do mercado, seguidos pelos veículos totalmente elétricos, que representam 28% das vendas.

Embora os híbridos leves sejam menos eficientes em termos energéticos, ainda possuem uma significativa participação de 16,1% nas vendas totais de veículos eletrificados.

Modelos mais vendidos em março de 2025

O BYD Dolphin Mini destaca-se como o carro elétrico mais vendido, com 2.432 unidades comercializadas, respondendo por quase metade das vendas totais de elétricos no mês. Entre os híbridos plug-in, o BYD Song Pro registrou 2.028 unidades vendidas, ocupando 31% deste segmento.

Nos híbridos leves, o Fiat Fastback foi o líder, com 1.311 unidades, representando 39,9% da categoria. A expectativa é de que este segmento cresça ainda mais com a introdução de novos modelos de fabricantes proeminentes como Volkswagen, Renault e GM.

Desempenho dos híbridos completos

Na categoria dos híbridos completos não plug-in, o Toyota Corolla Cross foi o destaque, com 1.158 unidades vendidas, alcançando 40,8% do segmento.

A Toyota já anunciou planos para expandir sua linha de veículos eletrificados com o lançamento do Yaris Cross no segundo semestre de 2025, o que deve impulsionar ainda mais sua presença no mercado.

Foto: Shutterstock

Impacto das marcas chinesas

As marcas chinesas continuam a conquistar espaço no mercado brasileiro de veículos eletrificados. Em março, elas representaram 7,6% das vendas, uma ligeira queda em relação a fevereiro, mas ainda um aumento significativo em comparação com o ano anterior. No acumulado de 2025, a participação das marcas chinesas é de 8%, comparada a 6,8% no mesmo período de 2024.

Uma campanha promocional da BYD, realizada nos dias 21 e 22 de março e denominada “48 Horas Eletrizantes”, contribuiu para o crescimento das vendas de veículos eletrificados, resultando em um aumento de 6,8% em comparação a fevereiro.

Resumo das vendas de março de 2025

BYD Dolphin Mini (Foto: Divulgação/BYD)

Categoria Modelo Unidades Vendidas % do Segmento
BEV BYD Dolphin Mini 2.432 49,3%
PHEV BYD Song Pro 2.028 31,0%
MHEV Fiat Fastback 1.311 39,9%
HEV Toyota Corolla Cross 1.158 40,8%

O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em uma trajetória ascendente, impulsionado por inovações tecnológicas e campanhas promocionais estratégicas. Com a introdução de novos modelos e a crescente aceitação dos consumidores, espera-se que essa tendência continue nos próximos anos.

você pode gostar também