Carrão usado da Hyundai tem teto solar, ar automático e sai por menos de R$ 50.000

Relembre a trajetória de um dos carros mais icônicos do segmento de hatches médios no Brasi

Há cerca de 15 anos, o segmento de hatches médios era dominado por ícones como VW Golf, Chevrolet Astra e Fiat Stilo. Porém, em 2009, um novo competidor chegou ao mercado e rapidamente conquistou seu espaço: o Hyundai i30.

O i30 se destacou não apenas pelo seu design arrojado, mas também pela combinação de tecnologia e desempenho. Equipado com um potente motor 2.0 de 145 cv, o hatch oferecia uma boa experiência de condução, superando muitos de seus concorrentes que ainda contavam com motores menos potentes.

Disponível em diversas configurações, desde o básico até o topo de linha repleto de equipamentos, o i30 oferecia opções para todos os tipos de consumidores. Todos os modelos vinham com airbag duplo, ABS com EBD, ar-condicionado, volante multifuncional e rodas aro 17 com partes cromadas, entre outros recursos.

(Foto: Quatro Rodas)

Além disso, o i30 se destacou pela sua confiabilidade e durabilidade. Mesmo com o passar dos anos e os desafios enfrentados pelo mercado automobilístico, o hatch coreano mostrou-se resistente e confiável, com uma mecânica compartilhada com outro sucesso da Hyundai, o Tucson, facilitando sua manutenção e garantindo sua longevidade.

No entanto, nem tudo foi perfeito. Assim como qualquer veículo, o i30 enfrentou alguns problemas ao longo de sua trajetória, como questões na direção elétrica, rodas e câmbio automático. Apesar desses desafios, a disponibilidade de peças no mercado e a mecânica do veículo ajudaram a manter sua popularidade.

Curiosamente, uma série especial do i30 na cor azul quebrou a tradição dos tradicionais preto e prata. Embora seja um modelo raro, sua exclusividade não foi suficiente para mudar o destino do i30 no Brasil.

Após uma primeira geração de grande sucesso, o i30 enfrentou dificuldades com a chegada da segunda geração, que não conseguiu repetir o mesmo impacto no mercado. Em 2016, o modelo deixou de ser vendido no Brasil, encerrando um capítulo importante na história dos hatches médios no país.

Hoje, o Hyundai i30 é lembrado como um ícone de sua época, um carro que combinou desempenho, conforto e tecnologia de forma excepcional, deixando saudades em seus admiradores e um legado no mercado automobilístico brasileiro.

você pode gostar também