Carregamento sem fio pode impulsionar a adesão em massa a veículos elétricos
Cidade alemã realiza testes de tecnologia que pode permitir ao motorista recarregar baterias durante a condução.
A cidade de Balingen, na Alemanha, foi o local escolhido para o primeiro teste público de um sistema de “carregamento sem fio” para veículos elétricos. A ideia é demonstrar ao mundo que a tecnologia, ainda considerada futurista, poderá ser adotada em larga escala em pouco tempo.
Montadoras como a BMW já oferecem equipamentos que possibilitam a recarga quando o carro eletrificado está estacionado. Porém, a novidade deve permitir a recarga de baterias durante a condução, processo chamado de carregamento dinâmico.
Uma das principais implicações dessa novidade para a indústria é a redução no tamanho das baterias que equipam veículos elétricos. Isso sem mencionar o fim de um dos maiores empecilhos para a adesão em massa a esse tipo de modelo: a ansiedade de alcance.
Atualmente, o número de pontos de carregamento em fase de instalação nas estradas ainda é muito pequeno para atender à demanda esperada de eletrificados, segundo fabricantes de automóveis e grupos de lobby da indústria. Eles também se preocupam com a escassez de materiais para produção de baterias em alguns anos.
Carregamento dinâmico pode solucionar problema
Para analistas, permitir que os veículos carreguem a bateria enquanto circulam pode reduzir o tamanho do componente, o que permitia o uso de recursos limitados em mais exemplares.
“O objetivo deste projeto não é apenas abrir o carregamento sem fio para o público na Alemanha. Outros aspectos significativos incluem o desenvolvimento e uso de uma ferramenta que ajudará os planejadores de transporte público a determinar onde instalar a infraestrutura indutiva para uma cidade ou região específica”, explica Andreas Wendt, CEO da empresa israelense Electreon.
Segundo ele, os primeiros testes na cidade alemã mostram que é “eficaz, seguro e fácil” implantar o carregamento dinâmico sem fio. “Esperamos que este seja o início de muitos projetos em estradas públicas e privadas na Alemanha”, completa.