Carro à venda no Brasil recebe nota ZERO no quesito segurança

Modelo fabricado no Brasil falhou nos testes de segurança do Latin NCAP, não atingindo sequer uma estrela na avaliação.

A segurança automotiva é um fator crucial na escolha de um veículo. Com o avanço tecnológico, as montadoras investem em mecanismos para proteger seus ocupantes. Porém, desafios ainda persistem.

Recentemente, o Citroën C3 Aircross enfrentou dificuldades nos testes do Latin NCAP. O modelo produzido no Brasil não alcançou a pontuação mínima necessária para sequer uma estrela na classificação.

Os resultados mostraram falhas significativas no que se refere à proteção dos ocupantes e pedestres. Isso ilustra a importância de revisões nas medidas de segurança aplicadas.

Desempenho do Citroën C3 Aircross nos testes

Durante a bateria de testes do Latin NCAP, o Citroën C3 Aircross apresentou desempenho abaixo das expectativas. As avaliações incluíram impacto frontal, lateral e chicotada cervical.

Os números revelam um cenário preocupante: 33,01% para ocupantes adultos, 11,37% para crianças e 49,57% na proteção de pedestres. A assistência à segurança também foi deficiente, com 34,88%.

Foto: Divulgação/Citroën

A ausência de proteção lateral para a cabeça contribuiu para a nota zero no teste de impacto lateral de poste. O impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito dos passageiros.

No teste lateral, a intrusão no habitáculo aumentou os riscos de lesões. Já a proteção para o pescoço na chicotada cervical foi considerada insuficiente.

Sistemas de retenção infantil e outros desafios

Em relação aos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) testados, todos falharam. Além disso, a desativação do airbag dianteiro ao colocar um SRI voltado para trás não é possível.

Cintos de segurança e proteção para pedestres foram avaliados como “marginais”. No caso dos sistemas de assistência, como controle de velocidade e frenagem autônoma, não estão disponíveis. Confira os níveis de segurança obtidos nas baterias de testes do veículo:

  • 35,88% em assistência à segurança;
  • 33,01% em ocupante adulto;
  • 11,37% em ocupante infantil;
  • 49,57% em proteção de pedestres.

O Latin NCAP enfatiza a necessidade de melhorias nos veículos Citroën por segurança. A Stellantis e a PSA são instadas a priorizar a segurança em seus modelos.

Além disso, o programa de avaliação reforça a importância de mais investimentos em equipamentos básicos de segurança. O objetivo é garantir proteção adequada aos consumidores.

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