Carro da Índia que abastece sozinho pode custar menos de R$ 50 mil

Conheça o Vayve Eva, carro solar indiano que promete autonomia extra e preço abaixo de R$ 50 mil. Será que ele chega ao Brasil?

Imagine um carro elétrico com painel solar que promete rodar até 12 km por dia sem precisar de tomada e com um preço inicial de apenas R$ 21 mil.

Esse é o Vayve Eva, projeto de uma startup indiana que está chamando atenção ao propor um novo modelo de mobilidade urbana sustentável.

Mas será que esse carro solar barato tem chances reais de chegar ao Brasil por menos de R$ 50 mil? Spoiler: não é tão simples assim.

Vayve Eva: carro elétrico movido a energia solar

Criado pela Vayve Mobility, uma montadora indiana fundada em 2021, o Vayve Eva é um carro solar urbano ultracompacto, com espaço para até três pessoas.

Seu diferencial está no painel solar flexível no teto, capaz de gerar autonomia extra diária sem custo energético. Ele não é um carro tradicional: é classificado como quadriciclo elétrico, com foco em trajetos curtos e econômicos.

Ideal para deslocamentos de até 35 km por dia, o Eva visa atender à crescente demanda por soluções sustentáveis nas grandes cidades.

Vayve Eva (Foto: Divulgação/Vayve Mobility)

Apesar da frase de impacto, o Vayve Eva não é 100% autossuficiente. Seu painel solar contribui com até 12 km de autonomia por dia, dependendo da incidência de luz solar. Ao longo do ano, isso pode somar cerca de 3.000 km sem recarga na tomada.

No entanto, sua energia principal vem de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), com três versões disponíveis.

  • 9 kWh (125 km de autonomia);
  • 12,6 kWh (175 km);
  • 18 kWh (até 250 km, com recarga rápida).

Mesmo com o sistema solar, o uso da rede elétrica para carregamento doméstico ainda é essencial para a maioria dos usuários.

Carro elétrico por R$ 21 mil no Brasil?

Na Índia, o carro elétrico Vayve Eva pode custar o equivalente a R$ 21 mil, mas esse valor é para a versão mais simples e com BaaS (bateria por assinatura). Com a bateria inclusa, o preço sobe para cerca de R$ 26 mil.

Ao considerar a importação para o Brasil, o cenário muda drasticamente.

  • Impostos de importação: até 35%;
  • Tributação brasileira (IPI, ICMS, PIS/COFINS);
  • Custo logístico, frete e homologação;
  • Margem de lucro dos importadores.

Com todos esses fatores, o preço final poderia ultrapassar R$ 70 mil, mesmo no modelo mais básico — inviabilizando o carro solar abaixo de R$ 50 mil no Brasil.

Vayve Eva não é concorrente de BYD ou GWM

É um erro comparar o Vayve Eva com modelos como BYD Dolphin ou GWM Ora 03. Enquanto esses são carros elétricos compactos de passeio, o Eva é um quadriciclo urbano ultracompacto, projetado para deslocamentos curtos e acessíveis.

Sua proposta é mais próxima de microcarros elétricos ou veículos de micromobilidade, segmento ainda incipiente no Brasil.

Ele não substitui um carro familiar tradicional, e sua comparação deve ser feita com modelos como Renault Twizy ou Citroën Ami, que também enfrentam desafios para emplacar no mercado brasileiro.

O Vayve Eva pode ser vendido no Brasil?

Apesar da proposta ousada, o Vayve Eva ainda está em fase de desenvolvimento, com lançamento previsto apenas para 2026 na Índia.

A Vayve Mobility é uma startup sem grandes investidores até o momento, o que coloca incertezas sobre sua capacidade de produção em larga escala e exportação.

Além disso, o processo de homologação automotiva no Brasil é rígido e caro, o que representa mais uma barreira para a entrada do modelo no país.

você pode gostar também