Carro da Tesla vira arrependimento para 51% dos donos (mas isso é uma melhora)
Pesquisa revela que mais da metade dos proprietários substituíram seus EVs por um modelo a combustão.
Mais da metade dos proprietários de carros elétricos da Tesla substituíram seus veículos por modelos a combustão interna em 2024, mostra um estudo da McKinsey & Co. Embora a taxa de arrependimento de 51% pareça alta, ela é a menor em cinco anos.
A pesquisa aponta que 10% dos motoristas que tinham um automóvel da marca fizeram a transição para híbridos e 6% escolheram híbridos plug-in. Somente 32% dos clientes mantiveram um modelo elétrico na garagem.
Além de verificar o arrependimento dos usuários dos produtos da Tesla, a análise estima que quase metade (46%) de todos os proprietários de EVs nos Estados Unidos retornará aos veículos movidos a combustão em sua próxima compra.
Segundo o site iSeeCars.com, um carro elétrico usado com até cinco anos de fabricação tem preço médio de US$ 14,8 mil (cerca de R$ 83,2 mil) nos EUA, representando uma desvalorização próxima de 31,8%.
Esse índice de depreciação é bem inferior ao dos automóveis movidos a gasolina.
Ainda assim, dados representam um avanço
Os números parecem alarmantes para a fabricante e o mercado de EVs de forma geral, mas, na verdade, representam uma grande melhoria em relação aos últimos anos.
O portal Edmunds afirma que cerca de 76% dos donos de automóveis a bateria produzidos pela marca de Elon Musk voltaram para os carros movidos a combustão interna em 2020. Naquele mesmo ano, apenas 9% fizeram a transição para outros modelos elétricos.
Desde então, o resultado vem melhorando, o que é uma boa notícia para a Tesla. Em 2021, a taxa de arrependimento caiu para 72%, chegando a 66% em 2022. No ano passado, apenas 55% dos compradores trocaram o elétrico por um veículo a combustão.
O estudo traz outra tendência interessante ao mostrar que os híbridos e os híbridos plug-in não têm sido uma alternativa frequente aos Tesla.
A explicação é que, embora as vendas de produtos com essas motorizações tenham crescido de maneira geral, eles não parecem tão atraentes para quem já tem experiência com um carro 100% elétrico.