Carro do futuro: Bosch anuncia nova tecnologia que sumirá com os pedais
Veículo terá volante sem ligações mecânicas e novos sistemas de freios para otimizar espaço e garantir mais segurança ao motorista.
Os últimos 100 anos da indústria automotiva é um claro exemplo de evolução que deixaria até mesmo Darwin orgulhoso. No entanto, o que não mudou drasticamente foi a dinâmica de condução dos veículos, que é praticamente a mesma.
Ao sentar no banco do motorista, temos à frente um volante para controlar a direção e pedais para acelerar e frear. Até aí nada novo sob o sol. No entanto, se depender da Bosch, nos próximos anos, haverá uma grande revolução neste quesito, principalmente na questão do funcionamento.
E a certeza disso veio durante o Tech Day 2024, onde foram apresentadas tecnologias que levarão à simplificação do funcionamento da direção, aceleração e frenagem de veículo. O intuito é reduzir o número de peças e o peso dos carros. Para isso, serão trocados sistemas mecânicos por eletrônicos, que se comunicarão por fios elétricos usando dados lidos por sensores. Parece incrível, não é mesmo?
Coluna de direção dará adeus
No caso da direção, três itens podem ser eliminados de uma só vez. Estamos falando da coluna de direção, pinhão e cremalheira. Estes elementos sairiam de cena dando espaço para sensores e atuadores no volante e na caixa de direção.
Quando a solicitação do motorista é enviada, o então atuador de direção entra em ação para o direcionamento das rodas. Dessa forma, sem a transmissão mecânica do sistema convencional, resta ao atuador no volante criar a sensação de direção. A partir daí, o motorista tem um retorno físico sobre o estado de condução.
Conforme revelou a Bosch, os sulcos ou buracos, assim como sinais mais específicos, poderão ser parcial ou completamente filtrados, amplificados ou amortecidos. Na prática, isso reduzirá o desconforto que é dirigir em vias esburacadas ou contribuir para aprimorar a percepção do piloto.
(Foto: Divulgação/Bosch)
Fim dos pedais? Entenda novidade da Bosch
Durante o evento, a Bosch também demonstrou como será o funcionamento do pedal de freio sem conexão mecânica, que recebeu o nome de by wire.
Ao invés de um sistema hidráulico, sensores vão captar o movimento do motorista no pedal e transmitir para atuadores que acionarão os freios de forma imediata.
Para os freios by wire, a Bosch prepara dois tipos de pedais distintos, sendo um mais conservador, que se parece bastante com o convencional, porém, de tamanho reduzido, de 6 cm para 4 cm.
Do outro lado está uma proposta mais ousada, com um pedal praticamente fixo, com movimento de apenas 0,4 cm. Para se ter uma ideia, ele será menor que um grão de arroz, que mede 0,6 cm, em média.
O objetivo com o “carro do futuro” da Bosch é conseguir captar com mais precisão a força de frenagem e replicar nas pastilhas os comandos necessários enviados pelo motorista.