Carro elétrico pode carregar na chuva? Descubra do que o wallbox é capaz

Wallbox proporciona recarga eficiente e econômica para carros elétricos, essencial para o uso cotidiano. Mas será que ele é à prova d'água?

O que muitos condutores não sabem é que a aquisição de um carro elétrico requer a instalação de um wallbox, termo que designa o carregador doméstico de corrente alternada (AC). Esse dispositivo, com um custo aproximado de R$ 5.000, garante a recarga segura das baterias de um dia para o outro.

Na rotina diária, basta conectar o veículo ao wallbox ao chegar em casa, assegurando carga completa na manhã seguinte. A necessidade de recarga pode variar conforme o uso, mas as horas de sono são geralmente suficientes para repor a energia gasta, semelhante ao carregamento de smartphones.

Carregamento de carro elétrico: dá para carregar na chuva?

Carregar o carro em casa é economicamente vantajoso e pode ser gratuito com o uso de painéis solares. Além disso, a carga lenta proporcionada pelo wallbox preserva a vida útil da bateria, evitando a degradação acelerada que ocorre com cargas rápidas.

Para iniciar o carregamento, basta conectar a tomada do carregador ao carro. A maioria dos wallboxes começa a carga automaticamente, embora alguns modelos possam requerer validações adicionais. A tomada é protegida contra água, permitindo a recarga mesmo em dias chuvosos.

Um sistema de trava impede a desconexão acidental durante a recarga, evitando riscos de arco voltaico. Para interromper o carregamento, pode ser necessário destravar o carro com a chave ou pressionar um botão específico no carregador.

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Especificações técnicas e instalação

Os carregadores AC disponíveis no mercado brasileiro geralmente oferecem até 11 kW, embora alguns modelos mais avançados aceitem até 22 kW. Instalações acima de 11 kW requerem infraestrutura trifásica, o que pode ser inviável em residências comuns.

Para viagens, os carregadores rápidos de corrente contínua (DC) são essenciais. Esses dispositivos, encontrados em postos de recarga, possuem potências entre 30 kW e 350 kW. Dependendo da estrutura elétrica local, o custo desses equipamentos varia de R$ 50.000 a R$ 1.000.000.

Carregadores DC permitem recargas rápidas, de 10% a 80% da bateria em minutos. No entanto, os 20% finais são mais lentos para preservar a integridade da bateria. Nos EUA, a Casa Branca investe US$ 1 bilhão para ampliar a infraestrutura de carregadores DC, especialmente em estados com menos pontos.

Pagamento e padrões de carregadores

Para utilizar carregadores pagos, é necessário cadastro em aplicativos como Tupi, EZVolt, Shell Recharge, WeCharge e Zletric, que geralmente cobram diretamente no cartão de crédito. Esses apps permitem monitorar a recarga em tempo real.

O padrão mais comum no Brasil é o tipo 2, utilizado pela maioria dos carros elétricos, como os modelos da Volvo e Porsche. Para recargas rápidas, o padrão tipo 2 CCS é predominante, enquanto o CHAdeMO, utilizado pelo Nissan Leaf, é menos comum.

Dessa forma, a eficiência e a praticidade dos carregadores wallbox são fundamentais para a adoção crescente dos carros elétricos, oferecendo uma solução econômica e segura para o dia a dia.

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