Carro flex mais econômico do Brasil não é o Renault Kwid; conheça o campeão

Levantamento do Inmetro que aponta o consumo de combustível dos carros vendidos no país tem novo destaque.

Um dos critérios mais utilizados pelos brasileiros na hora de escolher um carro novo para comprar é a média de consumo de combustível. Para ajudar nessa escolha, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulga periodicamente o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O estudo aponta dados importantes sobre os veículos à venda no país, como sua eficiência energética, ou seja, a quantidade de energia que eles utilizam para se movimentar. Outro dado relevante é justamente a média de consumo.

Na lista mais recente, o Inmetro apurou os números de 909 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves, produzidos por 36 marcas. Fazem parte delas alguns modelos 2025, como o Hyundai HB20 e HB20S, atualizados para atender às normas de emissão.

A avaliação é realizada em condições controladas, garantindo precisão aos resultados. Após os testes que simulam o ambiente de estrada e da cidade, os automóveis recebem classificações que vão de A a E, conforme seu nível de eficiência.

Qual o carro flex mais econômico do país?

O modelo com motorização flex mais econômico do país não é o pequeno Renault Kwid nem o Fiat Mobi, o carro mais barato do mercado nacional. O campeão da lista é um eletrificado, o Toyota Corolla, equipado com um conjunto híbrido que otimiza o consumo de combustível.

Logo abaixo vem seu irmão SUV, o Corolla Cross, com números bastante semelhantes e consumo médio de 17,7 km/l com gasolina na cidade.Veja a ficha dos carros flex mais econômicos do país, conforme dados do PBEV:

Toyota Corolla (motor 1.8 e câmbio CVT)

Foto: Divulgação/Toyota

  • Consumo energético: 1,21 MJ/km
  • Consumo com etanol: 12,8 km/l na cidade de 11,1 km/l na estrada
  • Consumo com gasolina: 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estada

Toyota Corolla Cross (motor 1.8 e câmbio CVT)

Foto: Divulgação/Toyota

  • Consumo energético: 1,29 MJ/km
  • Consumo com etanol: 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada
  • Consumo com gasolina: 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada

O Renault Kwid, equipado com motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, aparece na terceira colocação. O hatch tem gasto energético de 1,36 MJ/km e consome 10,8 km/l de etanol na cidade ou 11 km/l na estrada. Com gasolina, ele faz até 15,3 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l no ciclo rodoviário.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

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