Carro mais feio do mundo volta ao mercado com plataforma do C3 Aircross
Automóvel fabricado pela Fiat retornará com motor elétrico e porte de SUV compacto com capacidade para sete ocupantes.
Conhecido pela péssima fama de ser o carro mais feio já fabricado, o Fiat Multipla está prestes a voltar ao mercado, provando que não existe atenção que seja ruim. A ideia da marca é atualizar o controverso visual da minivan para ressuscitá-la como um novo SUV.
O novo carro terá motor elétrico e um port4 mais parecido com os utilitários esportivos da Stellantis. Inclusive, o Fiat Multipla atualizado usará a plataforma do Citroën C3 Aircross, marca do mesmo grupo automotivo que tem como versão renascimento o Opel Frontera. As informações sobre o renascimento do modelo foram confirmadas por Olivier Francois, CEO da Fiat.
Cabe lembrar que o modelo foi desenhado pelo italiano Roberto Giolito e esteve à venda entre 1991 e 2004.
Fia Multipla (Foto: Divulgação/Fiat)
O que esperar do Fiat Multipla?
Pronta para abandonar o título de carro mais feio do mundo, a novidade será um SUV compacto com capacidade para sete ocupantes. A base utilizada pela marca será a STLA Smart, evolução da CMP, a mesma que equipa o C3 Aircross.
A marca também deve se inspirar no visual do novo Fiat Panda, baseado no C3 e deve estrear no Brasil como nova geração do Fiat Argo. Na época em que foi lançado, o Multipla não tinha nem 4 metros de comprimento, portanto, sua nova encarnação deve ser bem maior para entrar na faixa de segmento superior.
A motorização do modelo ainda não foi confirmada, mas a primeira possibilidade é um sistema híbrido leve com motor a combustão, enquanto a segunda aposta é uma versão elétrica com autonomia próxima dos 400 km.
Há também especulações sobre uma possível fabricação na Turquia e previsão de lançamento em 2025.
O relançamento de carros famosos com um projeto atualizado não é exatamente uma novidade para a Fiat, a exemplo do que ocorreu com 500 e 600.