Carro mais perigoso à venda no Brasil é chinês; veja nota do modelo
Instituição que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina dá nota zero ao modelo em teste de impacto.
A segurança nem sempre é a preocupação do brasileiro na hora de comprar um carro novo, embora devesse ser. Existem dezenas de modelos disponíveis no mercado nacional que oferecem uma proteção satisfatória aos ocupantes, mas isso não é uma regra para todos os veículos.
Segundo testes do Latin NCAP, programa que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina, existem quatro carros disponíveis no Brasil classificados com zero estrelas. Isso significa que os modelos se saíram muito mal nos testes de impacto realizados para verificar a segurança ativa e passiva dos automóveis.
Qual é o carro mais perigoso do Brasil, afinal?
O JAC E-JS1 recebeu a pior nota e foi o destaque negativo nas avaliações do Latin NCAP. Considerado o carro mais perigoso à venda no mercado nacional, o chinês foi o único a receber zero pontos no quesito proteção de passageiros adultos, reflexo de sua estrutura instável.
Foto: Divulgação/Jac
O city car elétrico fez apenas 3,11 pontos (6%) no tópico proteção de crianças, 9,72 pontos (20%) em proteção para pedestres e somente 3 pontos (7%) em sistemas de segurança.
A avaliação de segurança dos veículos elétricos feita pelo programa é focada em adultos, crianças, usuários vulneráveis das estradas (VRU), além de tecnologias de assistência à segurança.
Risco de choque elétrico e sistemas de corte de bateria em caso de impacto também são considerados pontos críticos de avaliação nos modelos a bateria.
“O Latin NCAP compartilha preocupações ambientais em todo o mundo e está alinhado com todas as iniciativas relevantes para reduzir as emissões de CO2. No entanto, isto não deve ser motivo para desconsiderar a segurança dos veículos. Não deve ser uma questão de ‘limpo ou seguro’, ambos os aspectos são relevantes e não devem competir um com o outro”, destaca Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Lançado no Brasil em meados de 2021, o JAC E-JS1 já ocupou a posição de carro elétrico mais barato à venda no país. Hoje, ele custa a partir de R$ 126.900.