Carro mais vendido da China desembarca no Brasil em novembro; veja expectativas

Hatch elétrico chega ao Brasil em novembro para competir no crescente mercado de elétricos.

O hatch elétrico mais vendido na China chega ao Brasil em novembro. O Geely Geome Xingyuan, que no mercado nacional será chamado EX2, soma números impressionantes: 46 mil unidades só em agosto e 290 mil em 2025, segundo a associação chinesa de montadoras.

A Fiat Strada, líder de vendas no Brasil, soma 87,4 mil emplacamentos entre janeiro e agosto, para fins de comparação.

No mercado chinês, o hatch elétrico disputa espaço com marcas conhecidas. No Brasil, o EX2 também deve encarar uma concorrência pesada com BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Chevrolet Spark EUV.

Apesar de custar entre R$ 55 mil e R$ 75 mil na China, o modelo chega por cerca de R$ 150 mil. A Geely aposta que o EX2 reforçará sua ofensiva no segmento de elétricos, trazendo tecnologia chinesa para um mercado em expansão.

Características do Geely EX2

Foto: Divulgação/Geely

O apelo comercial combina valor e alcance. Na China, a autonomia oficial registra 400 km, mas, pelo padrão do Inmetro, a marca deverá ficar pouco acima de 300 km no Brasil. Ainda assim, o pacote promete competitividade para uso urbano e deslocamentos metropolitanos.

Com 4,14 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, o EX2 oferece bom espaço interno. Assim, motoristas de aplicativo despontam como público potencial. Além disso, o porte de hatch facilita manobras e amplia a sensação de cabine em viagens curtas.

Entre os itens de série previstos, a marca lista frenagem autônoma de emergência e leitores de faixa. O conjunto inclui seis airbags e central multimídia com tela sensível ao toque. Por fim, a oferta busca elevar a percepção de valor frente aos concorrentes diretos.

Rede e produção

A Geely pretende ampliar a rede de concessionárias no Brasil para até 105 lojas. A empresa também estuda, em parceria com a Renault, a possibilidade de produção nacional do EX2 no futuro. O planejamento foca em capilaridade e viabilidade industrial.

Com chegada marcada para novembro, o modelo entra em um segmento aquecido e de margens competitivas. Enquanto mira consumidores urbanos e frotistas, o hatch usa preço e eficiência como vitrine. O histórico recente de vendas na China sustenta a aposta.

Nos próximos meses, o desempenho comercial no Brasil indicará sua capacidade de rivalizar com BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Chevrolet Spark EUV. Entretanto, a disponibilidade de rede e eventuais planos industriais poderão definir o ritmo de expansão.

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