Uso limitado, problemas ilimitados: por que rodar pouco afeta seu carro?

Muita gente acha que um carro pouco rodado é vantajoso. Na prática, não é bem assim; Entenda.

Na hora de comprar um carro, uma das primeiras coisas que as pessoas observam é a quilometragem do veículo. Contudo, o que muita gente não se atenta é para o fato de que o pouco uso do automóvel pode gerar sérios problemas, inclusive com custos elevados na oficina mecânica.

Isso ocorre porque os carros, assim como outras máquinas, foram feitos para funcionar e, portanto, ficar muito tempo inativo gera a necessidade de cuidados especiais.

Saúde dos carros

Confira algumas situações que podem parecer benéficas, mas que, na verdade, são prejudiciais à saúde do veículo.

Não rode com o motor frio: percorrer poucos quilômetros por dia pode ser um problema. Na prática, percursos curtos não permitem que o motor atinja determinada temperatura para o calor expandir os componentes internos. Por causa disso, não há condições ideais de funcionamento e lubrificação do motor.

Além disso, quando os trajetos curtos são recorrentes, também há um maior desgaste das peças e uma alta no consumo de combustível. Carros abastecidos com etanol são ainda mais propensos a apresentar problemas na “fase fria”, principalmente em lugares em que a temperatura é mais baixa.

Veículo parado por muito tempo exige gastos

Para entrar no mundo das coleções de automóveis, por exemplo, é preciso estar atento. Além de precisar desembolsar uma boa quantia para adquirir o automóvel e deixá-lo totalmente original, também é preciso manter o veículo em boas condições de rodagem.

Isso porque, carros desligados por muito tempo tendem a ter uma série de componentes deteriorados. Dentre os problemas mais comuns estão a descarga da bateria, assim como o esvaziamento e deformação dos pneus.

Contudo, o cenário pode ser mais grave, uma vez que água e fluidos parados por um bom tempo podem acelerar a corrosão, contribuindo para o ressecamento das borrachas e mangueiras, além de danificar a bomba de combustível.

A própria gasolina, por exemplo, em um prazo de seis meses já não está mais própria para o uso. Portanto, se o veículo precisa ficar parado por um período, o ideal é que alguém, uma vez por semana, dê uma volta para lubrificar os componentes da suspensão, assim como rolamentos.

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