Carro rebaixado pode ser um problema no Brasil? Veja como evitar ciladas

Transformar o carro com rebaixamento de suspensão exige atenção às normas legais para evitar multas e outros problemas.

A prática de modificar carros tem atraído muitos entusiastas no Brasil, mas é essencial estar atento às regulamentações para não sair no prejuízo. O desejo de personalizar o automóvel, especialmente por meio do rebaixamento da suspensão, tem se tornado cada vez mais comum em muitos países.

Esse mercado florescente de customização automotiva requer que os proprietários sigam regras específicas para garantir sua segurança e atender às regulamentações. Alterações precisam ser documentadas e regulamentadas para evitar penalidades, como multas e retenção do veículo.

Portanto, o rebaixamento deve respeitar diretrizes para manter a segurança e a legalidade; caso contrário, pode se tornar uma dor de cabeça para o proprietário.

Documentação e outros procedimentos obrigatórios para modificações

Realizar modificações na suspensão requer alterações no documento do veículo. A legislação de trânsito brasileira exige a emissão de um novo Certificado de Segurança Veicular (CSV) para modificações significativas, documento crucial para legitimar as alterações feitas no carro.

Processo de inspeção

Para conseguir o CSV, é preciso obter uma autorização prévia do Detran do estado. Após a autorização, o veículo passa por inspeção em uma instituição técnica credenciada pelo Denatran e, se aprovado, novas vias do CRLV e do CRV são emitidas.

Parâmetros de segurança e altura mínima

O Contran estipula que a altura mínima do veículo deve ser de dez centímetros a partir do ponto mais baixo da carroceria e a roda não pode tocar componentes como o para-lama durante o movimento.

Isso se aplica inclusive a modelos com suspensão a ar ajustável.

Consequências de irregularidades

Carros com suspensões abaixo da altura mínima são considerados irregulares pela lei de trânsito. O desrespeito a essas normas pode resultar em multas de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo até regularização, conforme artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Apesar de popular, modificar a suspensão não é tecnicamente recomendado, pois pode comprometer a segurança do veículo. Além disso, mudanças não autorizadas podem anular garantias e afetar o valor de revenda.

No final das contas, seguir as regulamentações é vital para evitar complicações legais e garantir a segurança de todos os ocupantes das vias.

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