Carro rebocado? Não se preocupe! Aqui está o que você precisa fazer
Confira como recuperar um carro apreendido e quais são os custos envolvidos.
Apreensão veicular é algo que nenhum motorista deseja enfrentar, mas que pode ocorrer por diversas razões, desde infrações de trânsito até problemas com documentação.
Em meio a essa situação, surgem muitas dúvidas sobre como proceder para recuperar o veículo. Com isso, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar a resolver esse problema.
Porém, vale adiantar que recuperar um carro apreendido no Brasil custa caro, pois a liberação depende do pagamento de diversas taxas. É uma decisão que muitas vezes envolve escolher entre pagar as taxas exigidas ou deixar o veículo trancado no pátio, enquanto se buscam alternativas para regularizar a situação.
O que fazer para recuperar um carro apreendido?
1. Entender o motivo da apreensão
Antes de solicitar a liberação do veículo apreendido, o condutor deve identificar o órgão responsável pelo recolhimento, conforme indicado no Certificado de Recolhimento e de Remoção (CRR). Em seguida, deve seguir as instruções desse órgão para a liberação, que geralmente envolvem o pagamento prévio das despesas, multas, taxas de remoção e estadia.
Além disso, caso o veículo necessite de alguma reforma por estar fora dos padrões do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), ele só será liberado do pátio após o conserto ser realizado e a comprovação de que está em conformidade com as normas estabelecidas pelo órgão regulador.
2. Pagamento de taxas e débitos pendentes
Para resolver essa questão, o proprietário deve ir ao departamento de trânsito mais próximo, que geralmente é o Detran ou Ciretran.
Lá, será possível apurar os valores e problemas referentes ao carro. Ao chegar, é importante apresentar o Comprovante de Recolhimento ou Remoção (CRR), fornecido pelo agente de trânsito no momento da apreensão do veículo.
Em seguida, será necessário efetuar os pagamentos exigidos em um dos bancos conveniados, conforme as instruções fornecidas pelo departamento de trânsito.
3. Apresente os documentos e aguarde a liberação do veículo
Após quitar as pendências financeiras, é necessário retornar ao departamento de trânsito e apresentar os comprovantes e documentos no guichê para que a liberação do veículo seja autorizada e o carro possa ser retirado do pátio.
Geralmente, o pagamento da estadia no pátio é feito diretamente no local de armazenamento.
Quanto custa um carro apreendido no pátio?
Quando um carro é apreendido no pátio, o custo total envolve o reboque, a distância percorrida pelo guincho, quanto tempo ele fica no pátio e outras taxas pendentes.
Por exemplo, se o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de São Paulo pegar um carro de passeio em uma rodovia estadual, rebocá-lo por 30 km e mantê-lo no pátio por 3 dias, o total para retirar o carro seria de R$ 700,96. No entanto, isso não inclui outras taxas atrasadas, como o licenciamento.
Além disso, o art. 328 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) cita que, caso o veículo removido não seja resgatado dentro do período de 60 dias, ele será encaminhado para leilão.