Carro submerso na água: como sair de um veículo blindado em caso de enchente?
Desafio de penetrar um veículo com proteção balística é muito maior do que nos modelos sem blindagem.
A pressão externa da água é algo que podemos perceber, por exemplo, quando mergulhamos em uma piscina. Essa força exercida pelo líquido é tão grande que torna praticamente impossível para o ser humano abrir a porta de um carro debaixo d’água.
Em casos como acidentes que envolvem a submersão de veículos, os ocupantes podem quebrar o vidro para tentar escapar, mas essa não é uma opção para quem dirige um carro blindado. Esse tipo de proteção deixa a estrutura muito mais pesada porque precisa ser capaz de resistir a munições de armas de fogo.
Porém, existe uma maneira de sair dessa situação desesperadora e conseguir se salvar de uma submersão em um veículo com blindagem. Manter a calma é o primeiro passo para pensar com clareza; em seguida, basta seguir as dicas que daremos a seguir.
Como sair de um carro blindado submerso?
Foto: Shutterstock
No momento em que a água começa a atingir o veículo, a primeira coisa que os ocupantes devem fazer para escapar é abrir a porta com rapidez. Feito isso, é hora de soltar o próprio cinto de segurança e também os cintos de crianças, idosos e outras pessoas vulneráveis.
Não adianta contar com a abertura dos vidros depois que a água subir, porque, embora eles ainda possam funcionar por algum tempo após a inundação, janelas de carros blindados abrem pouco. Dessa forma, o espaço será insuficiente para escapar por ele.
E se o blindado afundar muito e as portas ainda estiverem fechadas? Infelizmente, as chances de os ocupantes escaparem com vida em uma situação como essa são bem pequenas, seja após a queda em um lago, uma enchente urbana ou outro incidente parecido.
Como sair de um carro normal submerso?
Se você estiver em um veículo comum, tente abrir a porta e sair rapidamente por ela, sempre com calma e segurança. Caso não seja possível, aproveite o tempo para acionar os vidros elétricos enquanto o sistema ainda estiver em funcionamento.
Quando a janela deixa de funcionar, uma possível saída é dar chutes fortes no centro do vidro ou utilizar um objeto pesado que esteja dentro da cabine para tentar quebrá-lo.
O automóvel quase sempre leva um tempinho para afundar completamente, portanto, é importante tomar decisões rápidas e assertivas antes que isso aconteça para salvar sua vida e a dos demais ocupantes do veículo.